Braga, sábado

Municípios do Alto Minho têm a mais baixa taxa de retenção e de abandono escolar

Regional

04 Janeiro 2021

Lusa

Dados constam do estudo sobre o programa Norte - Educação para Todos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. A redução do abandono escolar no Alto Minho foi de 57 por cento no ensino básico.

Os municípios do Alto Minho são os que apresentam as taxas mais baixas de retenção e desistência escolar.


Os dados constam de um relatório apresentado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), sobre o programa ‘Norte - Educação para Todos’.
 

 O documento revela que a execução dos Programas Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar no Norte promoveu uma forte redução da retenção e desistência escolar, tendo o Alto Minho registado os melhores indicadores globais entre as oito sub-regiões nortenhas. Os municípios do Alto Minho reduziram a retenção e abandono escolar em 57 por cento no ensino básico e em 20 por cento no secundário.
 

Os números apresentados correspondem às melhores taxas de retenção e de desistência escolar, tanto no ensino básico como no ensino secundário, registadas no ano lectivo de 2018/2019.
 

 O documento da CCDR-N, que tem como base o estudo ‘Regiões em Números 2018/2019 – Região Norte’, publicado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, indica que no distrito de Viana do Castelo a taxa de retenção escolar desceu para 1,3 por cento o que corresponde a cerca de metade da média da região do Norte, de 2,4 pontos percentuais, e a cerca de um terço da média do território do continente, que ficou nos 3,7 por cento.


Estes dados deixaram satisfeito o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa, que é, também, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
 

No ano lectivo de 2016/2017, que ficou marcado pelo arranque do programa de combate ao insucesso escolar, o distrito de Viana do Castelo tinha uma taxa de retenção de três por cento nos três ciclos do ensino básico, o que perfaz uma descida de quase 57 por cento da retenção e abandono escolar. A melhor taxa regista-se no primeiro cíclo do ensino básico, com o Alto Minho a situar-se nos 0,7 por cento da taxa de retenção, o que corresponde ao melhor valor registado no Norte. A taxa situa-se nos 0,9 por cento no segundo ciclo , o que corresponde à melhor taxa de todo o Norte, elevando para 2,1 por cento no terceiro ciclo, a segunda melhor taxa de retenção e abandono do Norte.
 

 Os dez municípios do Alto Minho registam uma taxa de retenção e desistência escolar de 8,8 por cento no ensino secundário, valor que se destaca por ser o melhor de toda a região do Norte, que tem uma taxa média de 10,5 por cento, estando bastante abaixo da média do continente, de 12,9 pontos percentuais.

Deixa o teu comentário