18 Setembro 2020
O musicólogo espanhol Carlos Villanueva Abelairas recebe na segunda-feira o XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela-Xunta de Galicia, pela sua carreira no estudo da cultura jacobina e da música ligada ao Caminho de Santiago, foi hoje anunciado.
O prémio será entregue durante a assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades (GCU), que vai decorrer na reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga.
Em comunicado, a UMinho refere que o prémio destaca ainda a contribuição de Carlos Villanueva Abelairas para o projeto de construção dos instrumentos do Pórtico de la Gloria, da catedral de Santiago de Compostela.
O galardão, que já entregue ao arquiteto Siza Vieira em 2002 e, em 2010, ao Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, é concedido a personalidades ou entidades que se distinguem pelo seu trabalho na divulgação de projetos internacionais, especialmente relacionados com a promoção de uma educação europeia comum e de preservação do património cultural.
É composto por uma medalha de ouro comemorativa em forma de concha - imagem do Grupo Compostela, inspirada na simbologia da peregrinação a Santiago de Compostela - e por 6.000 euros.
Carlos Villanueva Abelairas nasceu em 1949 em Melilla e aos quatro anos de idade a sua família mudou-se para Lugo, na Galiza.
Em 1975, licenciou-se em História pela Universidade de Santiago de Compostela, onde é professor desde 1989 e catedrático a partir de 2000.
Foi ainda professor convidado nas universidades da Pensilvânia, Oviedo e Granada.
As suas principais linhas de investigação centram-se na interpretação de música antiga e instrumentos medievais e, posteriormente, na crítica musical, música espanhola e latino-americana do século XX, música e exilados, bem como música e identidades.
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
10 Janeiro 2021
Críticos dos EUA votam Vitalina Varela como quarto melhor filme de língua estrangeira
05 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário