Braga,

Nascidos para surpreender

Desporto

01 Setembro 2020

Redação

ABC/UMinho abriu as portas do pavilhão Flávio Sá Leite para abraçar a nova temporada desportiva. Três reforços internacionais completam um plantel academista jovem e com muita vontade de ganhar.

O ABC de Braga apresentou-se para a nova temporada 2020/21, com muita ilusão de surpreender a elite do andebol português. Com um dos plantéis mais jovens da história na I Divisão Nacional, clube aposta na qualidade e confia na experiência do treinador Jorge Rito para tornar a equipa academista numa das mais temíveis da época. Dos cinco reforços apresentados, destaque para três caras novas com carimbo internacional: o ponta esquerda chileno Ceballos, o lateral sérvio Predrag e o lateral polivalente angolano Chuala. Já o guardião Cláudio (ex-Boavista) e o Tomás Teles (ex-St.º Tirso) são regressos a casa.
 

Jorge Rito: “Onde há juventude também há ambição”
 

Para o treinador Jorge Rito o desafio desta nova época é mais uma oportunidade para a equipa mostrar a fibra de que é feito um atleta do ABC/UMinho, mas antevê campeonato difícil.


“Esta equipa é ainda mais jovem que a do ano passado, uma vez que os nossos atletas mais experientes saíram. Mas onde há juventude também há ambição e muita vontade de fazer bem as coisas. Aquilo que espero para este campeonato é que estes jovens se divirtam a jogar andebol, consigam manter o nome do ABC num patamar digno como sempre teve, e acho que estão todos bastante conscientes de que vai ser um campeonato duro e bastante exigente devido ao novo modelo da competição. Das 16 equipas todas têm muita qualidade, basta ver as que ainda vão disputar a liguilha de promoção. Para além disso, as cinco que ficaram à nossa frente também reforçaram-se imenso”.
 

Jorge Rito admitiu ainda que este ano “será difícil repetir a façanha do sexto lugar”, mas promete uma equipa a disputar “todos os jogos para ganhar.”
 

Rui Silva equaciona recandidatar-se
 

Nova época arranca com ambições renovadas no Sá Leite, desejo de ganhar, mas as limitações financeiras impedem o histórico ABC de assumir como antigamente voos mais altos. Apesar de tudo, o presidente Rui Silva mostra discurso de confiança. “Os objectivos do ABC é tentar ganhar todos os jogos. Temos um plantel muito jovem, mas temos um treinador muito experiente e seguramente teremos qualidade para enfrentar todas as equipas do campeonato”, frisou Rui Silva, consciente do desnível de orçamentos entre clubes que querem lutar pelo título. “A época passada ficamos em sexto, e não tinhamos o sexto melhor orçamento do campeonato. Sabemos que será uma época difícil, mas vamos tentar fazer o melhor possível”, frisou.
 

Este ano vai haver eleições no ABC, a realizar em Dezembro, altura em que termina o mandato da actual direcção. Rui Silva ainda não decidiu se vai recandidatar-se. “É uma decisão que estamos ainda a tomar em direcção. Mas dentro de pouco tempo comunicaremos a nossa posição aos accionistas, em assembleia geral a realizar no início de Outubro”, apontou.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho