Braga, sábado

Negociações ainda vão prosseguir além de hoje

Internacional

13 Dezembro 2020

Lusa

Bruxelas, 13 dez 2020 (Lusa) A União Europeia e o Reino Unido vão prosseguir as negociações em busca de um acordo sobre as relações futuras no pós-Brexit, anunciaram hoje a presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro britânico, após uma conversa telefónica.

No dia apontado como a data-limite para decidir se havia ou não condições para um acordo, Ursula von der Leyen e Boris Johnson decidiram afinal fazer (mais) um “esforço adicional” em busca de um compromisso, “mesmo nesta fase tardia”, sem se comprometerem com novas datas.
 

Numa declaração conjunta, e transmitida por Ursula von der Leyen numa curta declaração à imprensa sem direito a perguntas, em Bruxelas, os dois dirigentes apontam que, “apesar da exaustão após quase um ano de negociações, e apesar de vários prazos-limite terem sido sucessivamente falhados”, consideram que “é responsável neste momento fazer um esforço adicional”.
 

“Deste modo, mandatámos os nossos negociadores para continuarem as conversações para ver se é possível chegar a um acordo, mesmo nesta fase tardia”, a menos de três semanas do final do ano e do período de transição.

Deixa o teu comentário