Braga, quarta-feira

Nova ponte sobre o rio Tâmega em Mondim de Basto abre ao trânsito na terça-feira

Regional

04 Setembro 2020

Lusa

A nova ponte sobre o rio Tâmega vai ser aberta totalmente ao trânsito na próxima terça-feira em Mondim de Basto, concelho de Vila Real, num investimento de 7,6 milhões de euros, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Planeada no âmbito da empreitada de construção da primeira fase da variante à Estrada Nacional (EN) 210, a nova travessia integra a denominada Via do Tâmega, prossegue o comunicado da empresa.
 

A obra envolveu a construção de uma nova estrada alternativa à EN210 e EN304, com 2,6 quilómetros de extensão e a criação de duas novas pontes, sobre o Rio Tâmega, com 232 metros de extensão, e sobre o Rio Veade, com 154 metros de extensão, lê-se ainda no documento.
 

A requalificação do troço da EN304, com 1,1 quilómetros de extensão, incluiu o alargamento da via, de modo a permitir a criação de uma ciclovia, ligando o centro urbano de Mondim de Basto à Ciclovia do Tâmega.
 

"Ao longo do desenvolvimento da empreitada, sempre que foram concluídos os trabalhos em diferentes zonas de intervenção e garantidas as condições de circulação e segurança, foi possível antecipar a abertura parcial de troços à circulação rodoviária, disponibilizando à população melhores condições de mobilidade e segurança", sublinha a IP.
 

Em 29 de maio, "procedeu-se à abertura ao tráfego do troço com 1,6 quilómetros da nova variante à EN210, entre a rotunda da Zona Industrial de Celorico de Basto e a rotunda de Lordelo, ambas construídas no âmbito da empreitada. Também nesse dia entrou em funcionamento um troço com 1,4 quilómetros da futura ligação a Mondim de Basto".
 

"Mais recentemente, a 21 de agosto, foi possível permitir, embora ainda de forma condicionada, a circulação automóvel na nova ponte sobre o rio Tâmega, na EN304", acrescenta a comunicação, frisando a IP que a concretização desta empreitada, "que incluiu a execução da primeira fase da variante à EN210, será complementa com a construção do troço da variante à EN210, entre Lordelo e Corgo, no concelho de Celorico de Basto, cujo projeto de execução encontra-se já na fase final de elaboração".
 

A cerimónia de abertura total do trânsito na ponte está marcada para as 15:20 e nela deverá estar presente o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, bem como o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, o presidente da IP, António Laranjo, e os presidentes da Câmara de Mondim de Basto e de Celorico de Basto.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho