Braga, sexta-feira

O dia-a-dia dos Guerreiros em casa

Desporto

24 Março 2020

Redação

Profissionalismo. A estrutura de futebol do SC Braga não deixa nada ao acaso neste período em que os atletas estão confinados às habitações. Tudo é monitorizado e pensado ao pormenor para que a saúde física e mental esteja salvaguardada.

É uma situação que dura, sensivelmente, há onze dias, esta a que limita os jogadores ao espaço das respectivas casas. Cada um continua a realizar o plano de treinos designado pela equipa técnica mas, então, como se pode impedir que os treinos se tornem repetitivos e que o dia-a-dia acabe por ser monótono?

Em relação ao treino, existe a parte da monitorização, que tem uma cadência diária. Com os relógios e outros instrumentos de medição que os jogadores têm, a equipa técnica consegue saber o gasto calórico bem como a frequência cardíaca de cada um.

Depois, o controlo do peso também é feito diariamente. Existe um grande cuidado com as rotinas e a alimentação (o consumo calórico por estes dias é diferente daquele que tinham em período de competição).

Sobre os treinos, eles são diferentes de dia para dia, numa perspectiva de se impedir a monotonia, mas também porque há alguma periodização (as cargas não são iguais todos os dias). A resposta dos jogadores tem sido bastante satisfatória. Obviamente que é impossível conseguir coisas específicas como as questões técnico-tácticas, mas dentro daquilo que é possível controlar, que são os parâmetros físicos dos jogadores, mesmo à distância, a equipa técnica tem-no feito.

Nos últimos dias, há outro aspecto que tem sido implementado e que é importante numa equipa de futebol - dinâmicas de grupo. Desde o primeiro dia que o treino é muito intuitivo porque os jogadores recebem-no em vídeo e não apenas no papel. A interacção e o contexto social é que eram difíceis de replicar, mas foi possível contornar esse problema por via de outras ferramentas. Em alguns treinos os jogadores estão todos ligados à mesma plataforma, o que permite interagir e incentivar o colega durante o treino.

Para além de tudo isto, também são distribuídos suplementos individuais e colectivos que a equipa técnica prepara para os jogadores e, apesar de não estarmos em competição, são distribuídos também conteúdos de vídeo aos jogadores que lhes permitam pensar sobre a dinâmica colectiva e individual da equipa. É importante manter os jogadores activos não apenas no plano físico mas também no plano do jogo.

Nestes vídeos procura-se, ainda, que os jogadores trabalhem também alguns aspectos como por exemplo a velocidade de reacção. No caso concreto dos guarda-redes, eles recebem material para realizarem algum trabalho específico, nomeadamente ao nível dos reflexos e da elasticidade.

À parte de tudo isto, todos os departamentos do clube tentam manter um contacto regular/permanente com todos os jogadores, quer individualmente, quer em grupo.

O clube mantém ainda a sua dinâmica logística. Tudo o que é material de treino, refeições, compras, artigos de farmácia, suplementação... tudo o que faz falta é entregue aos atletas.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho