Braga, sexta-feira

'O Ensaio dos Abutres' e 'Pomme D'Ap'i arrancam Festival de Teatro Mimarte

Regional

02 Julho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O Festival de Teatro de Braga - MIMARTE - está de regresso à cidade e este fim-de-semana propõe dois grandes espetáculos a ter lugar este sábado e domingo, às 21 horas, no palco do Altice Forum Braga.

É no palco do Altice Forum Braga que acontece, este ano, o Mimarte - Festival de Teatro de Braga, que arranca já amanhã com o primeiro de seis espectáculos, intitulado ‘O Ensaio dos Abutres’, pelo Peripécia Teatro. No domingo, a soprano bracarense Sara Braga Simões é uma das protagonistas do espectáculo ‘Pomme D’Api’, que promete brindar o público com uma boa dose de riso. Os espectáculos realizam-se às 21 horas.


O Festival de Teatro de Braga está de regresso, embora, devido à pandemia de Covid-19, tenha deixado o palco de rua para subir ao palco do Altice Forum Braga e brindar o público com seis espectáculos protagonizados por companhias portuguesas e galegas, no âmbito da Braga - Capital de Cultura do Eixo Atlântico 2021.


Em termos de programação do Mimarte 2021, destaque para o facto de além de espetáculos de teatro, subirão a palco também espectáculos de teatro-dança e uma opereta. O objectivo maior deste evento-cartaz de Braga, promovido pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga, é “dar continuidade ao trabalho de formação de públicos” e, simultaneamente, “apoi- ar os artistas e agentes culturais locais”, através da dinamização de uma oferta cultural regular.


O Festival Mimarte propõe dois grandes espectáculos para o próximo fim-de-semana, com a peça ‘Ensaio dos Abutres’ a subir ao palco do Altice Forum Braga já na noite de amanhã. A peça, para maiores de 12 anos, é dos ‘Peripécia Teatro’ e trata-se de um ensaio sobre como, outrora, os abutres foram aves de bom presságio, que comunicavam com os deuses e que ensinavam os homens a ser bons pais, a como cuidar da espécie e a limpar o meio ambiente.


Sara Braga Simões, soprano bracarense, veste a pele de ‘Ca-therine’ e é uma das protagonistas da opereta ‘Pomme d’Api’ de Ofenbach, pela Companhia All’Opera, que a própria ajudou a fundar e que sobe ao palco do Forum Braga às 21 horas do próximo domingo. Este é um espectáculo para toda a família (maiores de seis anos) e tem como tónica a comédia, prometendo fazer rir muito o público que assistir à peça.


Job Tomé (enquanto Rabastens) e Fernando Guimarães, (enquanto Gustave), juntam-se a Sara Braga Simões no palco, também partilhado por Rui Martins, ao piano, numa encenação de Inês Vicente, com coreografia de Ana Gormicho e textos adaptados de Mário Alves.


O história de ‘Pomme d’Api’ é a de uma companhia de ópera prepara a apresentação do espectáculo nessa mesma noite, mas encontra o teatro sem funcionários, luz, etc. e, entre algumas peripécias, realiza-se o o ensaio geral para que tudo esteja pronto a tempo da apresentação. Rabastens, pasteleiro e solteirão, acaba de encontrar uma nova empregada doméstica e nesse dia regressa a casa o seu sobrinho Gustave, despedaçado, forçado pelo tio a acabar a sua relação amorosa com a sua bela e jovem Pomme D’Api, porque nenhum homem deve manter a mesma relação por mais de três meses.


Catherine apresenta-se ao serviço e é de tal forma jovem e bela que Rabastens não hesita em convidá-la para jantar. Quando Gustave vê Catherine e reconhece nela a sua Pomme D’Api, fica desesperado...

Deixa o teu comentário