Braga, quinta-feira

O saxofone, o contrabaixo e a bateria de Fire! pautam a música no gnration este sábado

Diversos

09 Abril 2025

Redação

Mats Gustafsson, Johan Berthling e Andreas Werliin apresentam Testament, um álbum que é uma verdadeira demonstração do poder expressivo do grupo

Free jazz, rock progressivo, noise, psicadélica e avant-garde convergem em FIRE!. O conjunto sueco é a combinação singular de três instrumentos que dispensa grandes extras para puxar a música improvisada a novos limites. Portugal recebe três concertos da digressão europeia dos nórdicos, que encerram esta curta estadia em solo luso no gnration, este sábado, 12 de abril, pelas 18:00.


O saxofone de Mats Gustafsson, o baixo de Johan Berthling e a bateria de Andreas Werliin juntaram-se a primeira vez a convite de Conny Lindström, que programava noites musicais num bar em Estocolmo. A triunfante atuação levou-os a transformarem-se em Fire!, lançando o seu primeiro disco, You liked me five minutes ago, em 2009. Com o selo da Rune Grammofon – editora que os acompanha desde o início -, seguiram-se Unreleased? (2011), In The Mouth, A Hand (2012), Without Noticing (2013), She Sleep, She Sleeps (2016), The Hands (2018), Defeat (2021) e, finalmente, Testament (2024). Estes trabalhos motivaram digressões pela Europa, EUA, Canadá, Brasil e Japão, e viram o grupo colaborar com artistas de renome, entre os quais Jim O’ Rourke, Oren Ambarchi, Stephen O’Malley, de Sunn O))), ou David Sandström.


No seu mais recente disco, o trio contou com a experiência de Steve Albini que ficou encarregue de comandar a produção do álbum. Sem flautas, sem eletrónica, sem convidados e sem extras, foi gravado ao vivo no estúdio em fita analógica, no Electrical Audio em Chicago. Frisa-se a simplicidade, numa íntima conversa entre o saxofone, o baixo e a bateria que quase nos arranca o coração. Bastante aclamado pela crítica, foi descrito pela revista online Shindig como a “maravilhosa simbiose de quando o jazz e pós-rock barulhento se encontram no limite apocalíptico”. Já a plataforma online Jazzwise enaltece Testament, sublinhando o talento de Gustafsson, elogiando o “deslize para linhas melódicas suaves e reflexivamente longas, como se evoluíssem emocionalmente em tempo real”. Mats Gustafsson é um nome consagrado do universo musical, um virtuoso do saxofonista que já compôs e tocou ao lado de gigantes do jazz como Peter Brötzmann, Evan Parker e Joe McPhee, colaborou com a banda de rock experimental Sonic Youth – e apareceu em trabalhos individuais de Thurston Moore e Lee Ranaldo – fez discos com o projeto de noise e industrial Merzbow e ainda com Yoshimi, a guitarrista das japonesas OOIOO.
 

Quer se opte por chamar-lhe jazz ou rock, este sábado Mats, Andreas e Johan juntam-se no gnration para nos apresentar uma obra emocionalmente transformante.


Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.  

Deixa o teu comentário