Braga, sábado

Ocupação hoteleira em Braga na casa dos 95% para o réveillon

Economia

31 Dezembro 2024

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Associação Empresarial de Braga estima que a ocupação hoteleira em Braga esteja na casa dos 95% para esta passagem de ano. A maioria dos hóspedes, cerca de 80%, são portugueses. Entre os estrangeiros, destacam-se os espanhóis.

São muitos os turistas que escolheram Braga para celebrar a chegada do novo ano de 2025. A estimativa da Associação Empresarial de Braga (AEB) aponta para “taxas de ocupação hoteleira muito altas”, na casa dos 95%.


A maioria dos hóspedes são portugueses, sendo, portanto o mercado de proximidade a destacar-se no usufruto dos programas de réveillon disponibilizados pela hotelaria.

 

“Os hóspedes portugueses estão em clara maioria. Porém, mesmo assim, ainda se registam uns 20% de hóspedes estrangeiros para esta passagem se ano, sendo que aqui os vizinhos espanhóis estão em clara maioria”, explicou Rui Marques, realçando que a elevada ocupação hoteleira demonstra que “Braga tem uma oferta muito competitiva na relação qualidade/preço”.


O sector hoteleiro fecha assim o ano em alta, num reflexo daquilo que tem vindo acontecer ao longo de 2024.


Durante o ano que hoje termina, mais de metade dos turistas que pernoitaram em Braga são de nacionalidade estrangeira.
 

“A internacionalização do destino Braga está a acontecer”, salienta o director-geral da AEB, notado que “à boleia disso, também o comércio, os serviços e a restauração estão a aumentar as vendas a estrangeiros”.


Rui Marques nota que no comércio as vendas a estrangeiros “ainda não têm grande expressão”, cifrando-se nos 6%, mas na restauração já ultrapassou os 10%.
 

“No alojamento, os hóspedes estrangeiros já representam mais de metade das transacções no sector”, referiu Rui Marques, em declarações ao Correio do Minho, notando que o crescimento de turistas estrangeiros “tem sido gradual, sustentado e sustentável ao longo dos últimos anos” e acrescentando se espera “que continue a acontecer”.


Relativamente à origem dos turistas estrangeiros, Espanha e França continuam a liderar “de longe”, mas o director geral da AEB nota que se tem registado “um movimento de crescimento de turistas provenientes dos Estados Unidos da América (EUA) e do Reino Unido”.
 

Rui Marques realça que o aumento de turistas dos EUA e do Reino Unido “tem sido gradual, mas sustentado, ano após ano”, fazendo com, que estes estejam já no top 5 dos visitantes de Braga.


O director geral da AEB realça ainda a importância de Braga captar cada vez mais turistas oriundos desses mercados, referindo que apesar de serem em menor quantidade do que os espanhóis e franceses, acabam por ser turistas que gastam mais. “São turistas com maior poder de compra e é esse tipo de turistas que queremos continuar a atrair para esta região”, vincou Rui Marques, realçando ainda que estes turistas, na maioria dos casos, quando chegam a Braga “ficam muito surpreendidos pela positiva com aquilo que encontram”, o que é importante porque “acabam depois por recomendar o destino Braga”.
 

Deixa o teu comentário