Braga, quinta-feira

Oficinas de Verão ajudam a formar públicos mais jovens

Regional

01 Agosto 2019

Redação

Paulo Brandão, director artístico do Theatro Circo, fala da importância da realização das Oficinas de Verão, que este ano vão abordar várias vertentes do teatro junto dos mais novo

As Oficinas de Verão do Theatro Circo, que se vão realizar todas as terças-feiras do mês de Agosto, já se transformaram uma “rotina” para os mais novos que passam este mês pela cidade. “O balanço destas oficinas não podia ser melhor, já que estão a ajudar a formar públicos, chamando cada vez mais jovens ao Theatro Circo”, adiantou o director artístico daquele equipamento municipal. Paulo Brandão confessa que o facto do Theatro Circo oferecer sempre temas “variados e diferentes” leva a que as oficinas estejam “sempre esgotadas e com lista de espera”.

Tradicionalmente, o Theatro Circo sempre realizou oficinas, mas só em 2013 é que começou “formalmente” a apostar numa programação para o serviço educativo com oficinas direccionadas para os mais novos. “Temos procurado variar a oferta, tendo realizado oficinas de azulejos, jóias e até guarda-roupa, o importante aqui é estimular o lado criativo dos mais novos, quer seja através do teatro ou da dança ou de outra expressão de palco”, justificou o director artístico daquele espaço cultural da cidade.

Este ano, são quatro as oficinas programadas (ver caixa ao lado) e Paulo Brandão deixa o repto para participar em todas, ‘piscando o olho’, sobretudo, à Oficina ‘O design do teatro’. “Temos pessoas cada vez mais curiosas e a ideia é criar peças do Theatro Circo, que os mais novos possam acompanhar no seu dia-a-dia”, revelou aquele responsável.
Neste momento, o balanço deste projecto não podia ser melhor. “Já conseguimos criar uma rotina nos pais e nos filhos, que já procuram as actividades que se vão realizar no mês de Agosto”, contou Paulo Brandão, até porque a “oferta é diferente e apresenta sempre temas muito apelativos, tendo sempre como mote o Theatro Circo que faz a ligação ao património arquitectónico da cidade”.

Cada oficina tem em média 15 a 20 participantes, sendo que há ateliers com lista de espera. “Já se criou este hábito e há famílias que já têm esta rotina. Além disso, não há ofertas com estas opções e alternativas e temos de pensar que nem toda a gente tem férias em Agosto e as famílias precisam de respostas”, defendeu o director artístico.

 


Levar os mais novos ao teatro e terem actividades ligadas à música e à dança ajuda-os “a apropriarem-se ao espaço, criando hábitos até porque é aos cinco ou seis anos que estão a aprender a linguagem e é o momento exacto para formar público”, adiantou Paulo Brandão.


As oficinas realizam-se às terças-feiras, durante o mês de Agosto, das 10 às 13 horas e 14.30 às 16.30 horas.

 


As oficinas, destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos, acontecem na Casa dos Crivos:

6 Agosto
Oficina ‘Um teatro no prato’- as crianças realizarão uma ilustração única e original da fachada e/ou pormenores do Theatro Circo, que servirá de base para uma pintura num prato de cerâmica;

13 Agosto
Oficina ‘Haja Luz’ - sendo a luz tão importante, cada criança irá realizar a sua própria ‘luz’, um candeeiro original em que a imagem do Theatro será projectada como sombra com ilustrações criativas;

20 Agosto
Oficina ‘Mini-teatro’- uma maquete é uma representação em escala reduzida de um objecto, sistema ou estrutura. Poderá o Theatro ser representado numa escala tão pequena como uma caixa de fósforos?;

27 Agosto
Oficina ‘O design do teatro’- tendo como objectivo criar peças de design do Theatro Circo que possam acompanhar as crianças no seu dia a dia, a criação de um saco único e personalizado com a imagem do Theatro Circo é o mote desta oficina.

Deixa o teu comentário