Braga, segunda-feira

'Orçamento Municipal para 2021 é focado no apoio às pessoas, famílias e empresas'

Regional

23 Dezembro 2020

Redação

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, destaca o investimento que o município tem feito ao nível da acção social. Esta é também uma prioridade vertida no Orçamento para 2021, a par da aposta na recuperação económica concelhia.

Mais investimento em acções sociais e um forte impulso à retoma da economia do concelho são as grandes linhas de orientação no Orçamento Municipal de Fafe para 2021, no valor global de 43 milhões de euros, mais três milhões do que o ano passado. “É um orçamento de continuidade” que pretende também concretizar vários projectos definidos desde o início do mandato, garante o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, indicando que, em termos de obras, há projectos que vão ser concluídos e outros que vão arrancar no próximo ano.

Além do impulso à retoma económica e da aposta em iniciativas de carácter social, onde se prevê um investimento global na ordem dos 16,2 milhões de euros em acções sociais, habitação e serviços colectivos, educação e serviços culturais e recreativos, o autarca fafense compromete-se com mais um programa de obras no próximo ano, em linha de continuidade com o que tem sido a sua governação do concelho nos últimos anos, onde antevê investimentos na ordem dos 15,6milhões de euros.

“A aposta tem sido na perspectiva da regeneração urbana, mas também na potenciação da actividade económica do concelho, dotando-o de melhores infra-estruturas, que têm servido também para atrair a atenção de novos investidores”, sublinhou o edil.

Raul Cunha aponta para uma nova zona industrial que está a ser perspectivada em Regadas, junto à fronteira com Felgueiras, indicando que esta é também uma obra a potenciar no próximo ano. “Já temos o interesse de muitos investidores”, garantiu o autarca fafense.

A requalificação urbana, nomeadamente no centro histórico da cidade é uma prioridade, com conclusão da reabilitação do Bairro da Cumieira, cujo projecto de regeneração dos espaços exteriores vai avançar em breve. Aliás, esta é uma obra que se vai alargar também ao Bairro do Retiro.

O Orçamento Municipal de 2021 inclui, ainda, a construção do pavilhão da Escola Prof. Carlos Teixeira e o Pavilhão Municipal de Fafe verá também as suas obras concluídas. Destaque para a nova Piscina Municipal de Fafe que vai nascer no Parque da Cidade e com proximidade também aos Campos de Ténis, cuja segunda fase de obras vai avançar em breve. Também os investimentos na melhoria da rede viária concelhia e dos arruamentos são prioritários em 2021.

“Este é um orçamento em que os fafenses se revêm muito e que prevê a continuação das linhas seguidas desde o início do mandato”, indica o presidente da Câmara de Fafe.

“É um orçamento focado no apoio às pessoas, às famílias e às empresas. Neste momento particularmente difícil, devido às consequências da pandemia que assola todo o mundo, a Câmara Municipal de Fafe mantém neste orçamento medidas de estímulo à economia, nomeadamente, através de um compromisso forte e determinação em lançar um conjunto de obras públicas que ajudem nesta nossa vontade de ter um papel activo na retoma da economia em Fafe. É um plano ambicioso, prudente e permitirá manter uma trajectória de crescimento e de desenvolvimento harmonioso do nosso concelho”.

Deixa o teu comentário