Braga, sexta-feira

PAN questiona câmara de Cabeceiras de Bastos sobre centro de recolha animal

Regional

29 Janeiro 2021

Lusa

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) questionou hoje a câmara de Cabeceiras de Bastos sobre quando estará pronto o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) para o qual a autarquia requisitou ao Governo 50 mil euros.

Em comunicado, o PAN explica ter ainda questionado aquela câmara do distrito de Braga sobre as "políticas de bem-estar animal implementadas no município".
 

As questões “surgiram no seguimento de uma requisição de apoio ao Governo, no valor de 50 mil euros, por parte da Câmara, para a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais", querendo o PAN saber em que "fase do processo em que se encontra e a data prevista para a conclusão da construção".
 

Para aquele partido, "importa, igualmente, ver esclarecido qual o número total de animais que o CROA poderá albergar, e de que espécies, assim como se a gestão do Centro será efetuada em parceria com associações e, ou voluntários locais".
 

"A construção de um CROA é um primeiro passo importante para lidar com a situação dos animais errantes. Neste caso, só peca por tardia" afirma no texto o porta-voz distrital do PAN, Rafael Pinto.
 

O responsável destaca que é preciso "garantir que a estrutura terá as condições adequadas para salvaguardar o bem-estar animal e que não servirá apenas de depósito de animais".
 

O PAN refere que "complementarmente, e face ao crescente volume de queixas recebidas por parte de cidadãos do mesmo concelho, em relação a situações de maus tratos a animais" solicitou esclarecimentos adicionais acerca das políticas de salvaguarda do bem-estar animal no município.
 

Assim, o partido quer saber o estado da "elaboração de campanhas de apoio e incentivo à identificação eletrónica e esterilização de animais de companhia, a implementação do programa Capturar-Esterilizar-Devolver, a realização de campanhas de promoção da adoção e ainda a forma como atualmente está a ser dada resposta às necessidades de recolha de animais errantes".

Deixa o teu comentário