Braga, quinta-feira

Papas de Sarrabulho com muita procura... mesmo sem festival

Regional

22 Fevereiro 2021

Marlene Cerqueira

Restaurantes de Amares registaram muita procura de clientes que não quiseram deixar de comer as famosas Papas de Sarrabulho na altura do Carnaval.

A pandemia obrigou ao cancelamento da edição deste ano do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares, evento que tradicionalmente se realiza pelo Carnaval. Mesmo sem certame, no concelho, foram confeccionados e vendidos “centenas de litros” desta iguaria.

Em comunicado, a Câmara de Amares recorda que o Festival das Papas de Sarrabulho “é o maior evento gastronómico do Minho”, destacando que os amarenses não deixaram cair a tradição, e “foram centenas os comensais que acorreram aos restaurantes do concelho para se deliciar com esta iguaria”.

“Sendo o Festival de Papas a nossa maior bandeira gastronómica é com muita satisfação que percebo que, apesar de termos sido levados a cancelar a edição deste ano do Festival de Papas de Sarrabulho fruto da pandemia, os amarenses não deixaram morrer esta tradição”, refere o presidente da Câmara, Manuel Moreira, citado no comunicado.

Já o vice-presidente do Município, Isidro Araújo, deixa uma palavra de incentivo a todos os empresários da restauração “pelo empenho e brio” que tiveram em fazer jus ao Festival de Papas de Sarrabulho de Amares, “mantendo a tradição de bem servir à mesa, ajustando-se às exigências dos novos tempos”.

Manuela Carias, proprietária de um dos restaurantes com presença habitual no Festival, afirma que, este ano, a venda de papas correu muito bem. “Para dizer a verdade não estava à espera de tanta afluência”, confessou, revelando que registou “filas muito longas porque as pessoas não quiseram deixar de comer as famosas Papas de Sarrabulho de Amares, como já é costume por esta altura”.

Já Paulo Vieira, proprietário de outro restaurante, faz um balanço também foi muito positivo. “Apesar de vivermos tempos difíceis, as pessoas não quiserem deixar passar em branco esta tradição de comer Papas de Sarrabulho no fim-de-semana de Carnaval”, referiu, realçando que “tudo decorreu, cumprindo todas as normas de higiene e segurança”.

Em 2022, o Festival de Papas de Sarrabulho estará de regresso com a qualidade, segurança, tradição e animação de sempre.

Deixa o teu comentário