Papas de Sarrabulho de Amares servidas a mais de 30 mil pessoas até amanhã

Regional

12 Fevereiro 2024

Miguel Viana Miguel Viana

Organização estima que sejam vendidas mais de seis toneladas de Papas de Sarrabulho aos milhares de visitantes do Festival de Papas de Sarrabulho. Os restaurantes prevêem fazer bons negócios até ao almoço do Dia de Carnaval.

Mais de seis toneladas de Papas de Sarrabulho devem ser servidas, até amanhã, às mais de 30 mil pessoas que se desloquem ao Mercado Municipal.


O espaço tem capacidade para 700 pessoas sentadas em simultâneo. “Criámos boas condições para acolher as pessoas. Isto cresceu imenso. Temos muito envolvimento da restauração e do artesanato”, disse Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares.
 

Os restaurantes têm tudo a postos para servir os milhares de clientes e esperam bons resultados. “O festival tem sido bastante positivo para nós. Estamos a fazer as papas em 15 ou 16 panelas, ou seja, são cerca de 500 quilos de papas”, disse Jorge Tomada, um dos sócios do restaurante ‘Tomada’s’.
 

André Pinheiro, do restaurante ‘Vale do Homem’, apontou que “as perspectivas são bastante positivas. Vamos fazendo as papas consoante a adesão das pessoas, mas esperamos fazer bom negócio”.


Paulo Martins, do Restaurante Caldelas’ frisou que “este ano prevê-se um número muito superior de clientes do que no ano passado. Isto tem vindo a crescer de ano para ano. A divulgação tem sido bem feita. Vendemos entre 80 a 100 litros de papas por dia”.


A qualidade das carnes e o modo de confecção das Papas de Sarrabulho são a aposta dos restaurantes presentes na 20.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho.


O festival conta ainda com a presença dos restaurantes ‘A Rival - O Rei do Leitão’ e do Restaurante do Fernando - Quinta Casa Patos de Baixo.
 

Cada tigela de papas de sarrabulho custa seis euros. O prato de acompanhamentos é também a seis euros e a tigela de vinho custa 1,50 euros.
 

Visitantes estavam ansiosos para comer as Papas de Sarrabulho de Amares
 

Cerca de 700 pessoas têm passado diariamente, ao almoço e ao jantar, pelo Festival das Papas de Sarrabulho.


A qualidade dos produtos confeccionados foi o motivo mais apontado pelos clientes.


“Adoro Papas de Sarrabulho e estas de Amares são maravilhosas. É um prato típico que é complicado fazer em casa e então aproveito para comer aqui, porque é um prato com um sabor muito bom. É um prato de Inverno e reconfortante”, apontou Adelaide Pereira.
 

José Castro e Carla Lopes deslocaram-se de Braga de propósito para degustar as papas. A boa experiência do ano passado fê-los voltar. “Gostamos destes festivais de comida tradicional e vimos cá pela segunda vez. Gosto muito destas papas e destes ambientes”, indicou José Castro. Carla Lopes assumiu-se como uma apreciadora de Papas de Sarrabulho. “Eu adoro papas. A minha mãe fazia e é uma tradição”.


Também Emília Antunes e António Vidal foram de Guimarães até Amares, para provar as Papas de Sarrabulho, graças à promoção feita recentemente em Braga. “Estavam a fazer uma demonstração em Braga e gostámos muito, por isso viemos às papas”, disse Emília Antunes.
 

António Vidal revelou que adora papas porque “era o prato preferido da minha mãe. Onde ela fosse comer e houvesse papas, ela pedia logo duas tigelas e não comia mais nada. Eu habituei-me a isso e hoje adoro Papas de Sarrabulho. Por isso viemos a Amares”.


O Festival das Papas de Sarrabulho de Amares vai na 20.ª edição e realiza-se todos os anos por esta altura, integrando a programação do Carnaval organizada pela Câmara Municipal de Amares.

Deixa o teu comentário