Braga, quinta-feira

Parceiros locais juntam-se para promover a inclusão social

Regional

15 Novembro 2020

Redação

De 26 de Novembro a 12 de Dezembro realiza-se a 5.ª edição da Semana Incluir+. À Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva juntam-se mais 20 parceiros para desenvolver 39 actividades.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva junta-se a mais 20 parceiros locais para promover a 5.ª edição da Semana Incluir+. Em jeito de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de Dezembro, vão ser desenvolvidas, de 26 de Novembro a 12 de Dezembro, 39 actividades no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas.


“Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência e inclusão social de pessoas com necessidades específicas, promovendo a consciencialização sobre a igualdade no que concerne à sua dignidade e direitos enquanto cidadãos, como forma de garantir a sua plena integração na sociedade”, defende a directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Aida Alves.
 

 A Biblioteca integrada recentemente na Rede Nacional de Bibliotecas da UNESCO, tem assumido “maior responsabilidade” na promoção de actividades que defendam os direitos humanos, a igualdade de género, promovendo acções que apelem “a uma maior participação e coesão social, focalizando-se no debate e reflexão sobre questões de cidadania cultural, inclusão pela informação e conhecimento, experiências de âmbito artístico, contribuindo para uma sociedade que respeite mais a diferença e a pluralidade, sendo assim mais inclusiva”.
 

 As 39 actividades que se vão realizar, num misto de online e regime presencial, constituem um “palco privilegiado” para partilha de conhecimentos, com exposições, debates, oficinas, workshops, visitas acessíveis, recitais de poesia, dança, música. Mais arte, mais música, mais dança, mais inovação tecnológica, menos barreiras na comunicação, mais leitura e escrita inclusiva, mais reflexões e mais turismo acessível é o que se pretende.


A sessão de abertura está marcada para as 10 horas do dia 26 de Novembro com uma sessão presencial na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Segue-se a assinatura de novos acordos de cooperação entre a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e os parceiros com a presença da vice-reitora da Universidade do Minho e presidente do Conselho Directivo da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Manuela Martins.
 

Os parceiros em destaque são a Associação YAY - Educação em Inclusão, Centro Novais e Sousa - Associação da Creche de Braga, Need Cooperativa e SalusLive - Centro Terapêutico.
 

 A cerimónia continua às 10.30 horas com uma leitura encenada do conto ‘O som das cores’ de Jimmy Liao pela Academia de Teatro Tin.Bra.


Ainda no mesmo dia, às 11.15 horas, são inauguradas três exposições temporárias. ‘Patchwork: identidades e diversidades’, exposição de máscaras, videodança e videoclip do ‘Hino da Natureza’ da responsabilidade da CERCI Braga em parceria com a Plataforma Mosaico. Uma outra exposição a ver é ‘A deficiência não é o limite’ dos sócios da APD Delegação Distrital de Braga e a terceira exposição é de Sandra Matos, também sócia da APD Delegação Distrital de Braga com ‘Quando faço os trabalhos sou livre...’


Entretanto, ainda no primeiro dia, entre as 16 e as 17 horas, realizam-se visitas culturais. O ponto de encontro é no Posto de Turismo de Braga. Estas visitas guiadas com o SWIP (guia portátil) permitem conhecer alguns monumentos da cidade.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho