Braga, segunda-feira

Parlamento programa audições sobre as descargas poluentes no Rio Vizela

Regional

09 Setembro 2020

Redação

A Comissão de Ambiente da Assembleia da República aprovou hoje a audição de várias entidades, entre elas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as Águas do Norte e a Câmara de Vizela, a propósito de descargas poluentes no Rio Vizela.

A Comissão de Ambiente da Assembleia da República aprovou hoje a audição de várias entidades, entre elas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as Águas do Norte e a Câmara de Vizela, a propósito de descargas poluentes no Rio Vizela.

O presidente da comissão, José Maria Cardoso (BE), disse à agência Lusa que estas audições “assumem um caráter de urgência”, uma vez que as descargas no rio prosseguem.

“As propostas foram aprovadas e agora vamos proceder ao agendamento. A questão de Vizela é urgente, porque ainda hoje nos foi dado conta dessas descargas”, apontou.

A comissão aprovou propostas para ouvir no parlamento sobre esta matéria o presidente das Águas do Norte, a APA, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e os autarcas de Vizela, Fafe, Felgueiras, Guimarães e Santo Tirso.

Há cerca de um mês, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Vítor Hugo Salgado, disse aos jornalistas, em conferência de imprensa, que as análises realizadas pelo município ao rio Vizela indicam que a estação de tratamento de Serzedo está a contaminar a água.

Segundo o autarca, os resultados das análises realizadas em julho às amostras captadas à saída da estação de tratamento apontam para valores acima do permitido, em termos microbiológicos e químicos.

A Estação de Tratamento de Resíduos de Serzedo localiza-se a alguns quilómetros a montante da cidade de Vizela, no distrito de Braga.

Durante a sessão de trabalho, a Comissão de Ambiente aprovou ainda a audição do presidente da APA, Nuno Lacasta, e da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, sobre eventuais incumprimentos da licença ambiental da unidade da Cimpor de Alhandra, no concelho de Vila Franca de Xira, e sobre o processo atribuição de licença para nova coincineração naquela unidade.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho