Paulo Gonçalves para sempre em escultura de peças mecânicas

Desporto

11 Fevereiro 2024

Rui Serapicos Rui Serapicos

Piloto de Esposende, falecido no Rali Dakar de 2020, homenageado em monumento escultórico com altura de 5 metros, concebido com carretos, embraiagens, pisões, velas e outras peças.

O Município de Esposende inaugurou ontem uma escultura em honra a Paulo Gonçalves, piloto que faleceu a 12 de Janeiro de 2020 em acidente de moto na Arábia Saudita, quando disputava o Rali Dakar.

Quando no deserto passava pelos fotógrafos, Paulo Gonçalves saudava-os levantando a roda dianteira. É naquela posição, em ‘cavalinho’, que fica retratado no monumento com 8 toneladas e 5 metros de altura, concebido com recurso à soldadura de componentes mecânicos.

“É uma peça que se ergue em direcção ao céu”, disse Rúben, o filho de Paulo, que usou da palavra, tal como a sua irmã Érica.

Também a esposa do piloto, Sofia Gonçalves e outros familiares assistiram à cerimónia.
A obra desenvolveu-se numa parceria que envolveu o fotojornalista Paulo Maria, autor do projecto, a Associação Speedy Forever e o Município de Esposende, com a concordância da família, sublinhou ontem o presidente da autarquia, Benjamim Pereira, nas intervenções da cerimónia inaugural.

Também esteve Paulo Maria, fotojornalista de desporto motorizado, que acompanhou Paulo Gonçalves em várias provas do Dakar, de quem se tornou admirador, tendo decidido apresentar a proposta de homenagem em forma de uma escultura gigante à Associação 'Speedy Forever' e à Câmara de Esposende, terra natal de Paulo Gonçalves, a qual foi aceite.

A obra fica instalada no chamado Souto Citadino, em Esposende, à face da Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, espaço que passa a designar-se ‘Parque Paulo Gonçalves’.

Os presidentes da Associação Speedy Forever, Patrick Azevedo e da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, autarcas de juntas de freguesia e dirigentes de clubes de motociclismo também marcaram presença.

Deixa o teu comentário