Braga, sexta-feira

PAVAC promove workshop e sessão de escuta no escuro

Regional

16 Junho 2021

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

PAVAC retoma as atividades presenciais com duas iniciativas que exploram o papel do som na narração de histórias. Será nos dias 18, 19 e 20, na Zet Gallery e no espaço Sé La Vie.

A PAVAC - Passos Audiovisuais, Associação Cultural, em parceria com o In the Dark Lisboa, vai promover duas iniciativas que pretendem explorar o papel do som na narração de histórias. Tratam-se do Workshop de Introdução ao Documentário Sonoro e da sessão de escuta no escuro ‘In the D’Arte’, que contam com o comando da radialista e realizadora sonora Sofia Saldanha.

“Estes dois eventos complementares vêm iniciar, por fim, as actividades que temos já agendadas para o presente ano e permitir que a PAVAC cumpra o seu desígnio de tornar o audiovisual acessível a toda a população bracarense”, e explica Adriano Ferreira Borges, porta-voz da PAVAC, associação que está sedeada em Passos São Julião.

Destaca ainda que, para a PAVC “é um enorme prazer e orgulho podermos, por isso, contar com o apoio e parceria da Sofia Saldanha, um nome incontornável da história da rádio e da documentação sonora em Portugal”.

As duas iniciativas focadas no documentário sonoro têm lugar a 18, 19 e 29 de Junho, em dois espaços da cidade: na Zet Gallery, na rua do Raio, e no Sé La Vie, na Rua Dom Paio Mendes.

No Workshop de Introdução ao Documentário Sonoro, que conta com três sessões, Sofia Saldanha vai explorar as potencialidades do som como elemento de comunicação e preservação da memória cultural e patrimonial, e ensinar a construir um documentário sonoro, desde a ideia, à gravação e à montagem.

Já a sessão de escuta no escuro da peça sonora ‘In the D’Arte’ convida todos os interessados a aventurarem-se nos terrenos movediços da Arte - da arte rupestre, à moda, à fotografia e à arte sonora -, apresentando histórias desenhadas à medida do ouvido.

A participação na sessão está limitada à lotação máxima da sala do Sé La Vie e dependente de inscrição prévia online. Todas as informações podem ser consultadas na página online da PAVAC.

Em concreto, no dia 18, sexta-feira, das 18 às 22 horas, na Zet Gallery decorre a Sessão 1 do Workshop de Introdução ao Documentário Sonoro.

No dia 19, das 14 às 18 horas, o espaço Sé La Vie acolhe a sessão 2 do Workshop de Introdução ao Documentário Sonoro.

Mais tarde, pelas 19 horas, no mesmo espaço tem lugar a sessão de escuta no escuro.

A Zet Gallery volta a ser o palco no dia. Das 14 às 18 horas acolhe, nova sessão do Workshop de Introdução ao Documentário Sonoro.

Deixa o teu comentário