16 Dezembro 2020
Em Braga, os pedidos de licenciamento para o Urbanismo podem ser feitos por via totalmente digital, o que já é situação mais frequente. Entre os meses de Janeiro e Outubro, 92% dos pedidos de licenciamento foram feitos pela internet.
Entre Janeiro e Outubro, 92% dos pedidos de licenciamento que deram entrada na Câmara Municipal de Braga foram feitos por via digital. Só em Outubro foram registados 686 requerimentos pela internet, o que representa uma média de 31,2 processos por dia.
Os números foram divulgados pelo Município, através de comunicado, onde é realçado que apesar da submissão online dos processos de Urbanismo estar disponível desde Julho de 2019, esta prática generalizou-se sobretudo desde Março deste ano fruto do contexto pandémico.
Recorde-se que em Braga os pedidos de licenciamento para o urbanismo já podem ser feitos por via 100% digital.
“Nos últimos anos, a Câmara Municipal fez uma forte aposta na desmaterialização e modernização dos procedimentos urbanísticos” recorda o vereador Miguel Bandeira, realçando que essa aposta “permitiu à autarquia fazer face aos novos desafios provocados pela pandemia e, ao mesmo tempo, responder de forma dinâmica à procura de investimento que Braga tem registado”.
Miguel Bandeira refere ainda que foi esta aposta na desmaterialização e modernização dos procedimentos que permitiu à autarquia dar a resposta efectiva ao aumento dos pedidos quando foi declarado o primeiro Estado de Emergência devido à Covid- -19.
“A modernização e desmaterialização dos serviços veio dar maior eficácia e transparência na tramitação dos procedimentos e na resposta aos cidadãos, representando também uma diminuição de tempo de acompanhamento dos processos que dão entrada”, sublinha o vereador, citado no comunicado, lembrando ainda que, mesmo durante a fase de confinamento, a Câmara Municipal “não parou”, tendo mesmo registado um aumento de 13% de pedidos de Urbanismo.
Através do Balcão Único Online, é possível submeter praticamente todos os pedidos associados ao Urbanismo, desde o licenciamento de obras, a pedidos de informação prévia, legalizações, pedidos de certidão e declarações, alvarás de utilização ou ocupação de espaço público, entre outros.
O acesso à informação de suporte ao investimento “tem sido outro dos desígnios” da autarquia bracarense, realça a mesma fonte, lembrando que “desde 2015 que já é possível a consulta on-line do PDM através do Portal do PDM (regulamento, carta de ordenamento e de condicionantes) e, através do Portal da Regeneração Urbana, a consulta dos incentivos, dos procedimentos e dos limites das ARU”.
Já através do GeoPortal é possível aceder à cartografia do PDM e o Balcão Único Online possibilita a submissão dos projectos e a consulta do desenvolvimento processual. Actualmente já se encontram georrefe- renciados todos os alvarás de loteamento (1457), equipamentos, edifícios classificados e património inventariado e todos os processos urbanísticos que dão entrada na Câmara Municipal.
O processo de transição digital vai continuar e, em breve, será possível consultar outras operações urbanísticas online, como os alvarás de loteamento.
Este é o caso de Ana (nome fictício), uma das pessoas a quem ontem foi entregue um dos cabazes.
Ana está desempregada ainda desde antes da pandemia. Para complementar o rendimento “fazia umas horas” a acompanhar uma pessoa idosa que vive sozinha. Com a pandemia e o receio de contágio pelo novo coronavírus os seus serviços foram dispensados.
“Eu entendo, porque eu também tenho medo da Covid-19, mas foi um corte grande para mim. Apesar do dinheiro não ser muito, ajudava a completar o que recebo do desemprego”, contou, aproveitando para agradecer o cabaz que ontem recebeu nas instalações da Junta de Freguesia, na Sé, e que diz ser “uma ajuda preciosa” para que o Natal.
Quanto a presentes, só quer que o novo ano lhe traga oportunidade para trabalhar e conseguir viver sem precisar da ajuda dois outros.
Por todo o país, a LBV vai distribuir 600 cabazes numa iniciativa que visa atenuar as dificuldades sentidas pelas famílias que vivem com dificuldades socioeconómicas.
19 Janeiro 2021
19 Janeiro 2021
Cerveira lança apelo transfronteiriço para combater surto em lar
Deixa o teu comentário