Braga, quarta-feira

Piqueniques nas Aldeias de Fafe pela mão do Chef Hélio Loureiro

Regional

13 Julho 2021

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Câmara de Fafe está a promover o projeto que pretende promover os produtos locais e o território. Prestigiado Chef Hélio Loureiro é o coordenador.

Promover os produtos locais e o território. A Câmara Municipal de Fafe está a promover o projecto ‘Piqueniques nas Aldeias de Fafe’, coordenado pelo Chef Hélio Loureiro, estando a apresentação pública prevista para 11 de Agosto e a respectiva implementação até 30 de Junho de 2022.

Em comunicado, a autarquia revela que o projecto âncora dos ‘Piqueniques nas Aldeias de Fafe’ - denominado Aldeias de Portugal (Minho) - tem como principal objectivo “promover a animação, a (re)qualificação e a dinamização turística das aldeias da região, aglomerados urbanos tradicionais localizados nos espaços de baixa densidade”, sendo que a principal meta passa mesmo por “aumentar os fluxos e receitas turísticas do produto Turismo Aldeias de Portugal (Minho)”, assim como conseguir “estruturar, qualificar e inovar” o produto.

Com esta iniciativa, pretende- -se ainda “promover a comercialização do Turismo de Aldeia através de programas de comunicação e de animação” e “desenvolver a venda cruzada entre o Turismo de Aldeia e os restantes produtos chave da estratégia, designadamente a enogastronomia, o Touring - Itinerários Culturais e Paisagísticos e o Turismo Natureza”.

“É um regresso à terra mãe e um reconhecimento do que são os produtores e os produtos locais”, destaca o reputado Chef Hélio Loureiro, acrescentando que “o piquenique nasce da vontade de querermos estar com a natureza e envolvidos por ela, em querermos estar com os pés na terra”.

‘Piqueniques nas Aldeias de Fafe’ by Chef Hélio Loureiro, em parceria com várias entidades e produtores locais, “é um aglomerado inteligente de excelentes ideias, guarnecido pela excelência do trabalho do Chef Hélio Loureiro, emoldurado pelas lindíssimas paisagens do concelho de Fafe”, realça a nota enviada pela autarquia.

Esta é uma iniciativa preocupada com o meio ambiente, apostando em produtos e produtores locais, na utilização de infra-estruturas adequadas à realização de piqueniques, como os parques de lazer.
Inserido numa candidatura financiada pelo PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) esta acção é um projecto âncora do consórcio MinhoIn, uma Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC).
 

Deixa o teu comentário