Braga, sábado

Planeamento financeiro começa por saber onde se gasta o dinheiro

Economia

29 Janeiro 2021

Redação

Adequar os hábitos ao dinheiro disponível é uma das vantagens do planeamento financeiro, um tema que ontem esteve em debate por iniciativa da Associação Comercial de Braga.

Qual é o meu rendimento e quais são os meus gastos? Este é o ponto de partida para qualquer planeamento financeiro, seja nas finanças pessoais, seja num negócio/empresa.


As estratégias de planeamento financeiro foram abordadas pela especialista em finanças pessoais, Carina Meireles, ontem, num webinar organizado pela Associação Comercial de Braga (ACB).


O diagnóstico da situação financeira pessoal/empresa é o ponto de partida para qualquer organização financeira apontou Carina Meireles, indicando que é preciso saber onde e como gasta o seu dinheiro.


Saber onde gasta ajuda a cortar despesas desnecessárias.


A consultora especialista em finanças pessoais exemplifica a anuidade do cartão de crédito que não utiliza como uma despesa desnecessária, mas sublinha que existem gastos supérfluos que podem ser eliminados.


Negociar regularmente com os bancos, analisar os seguros e as comunicações e, no caso de uma empresa, as matérias-primas, são formas de cortar na despesa.


Carina Meireles tem já agendados outros webinares, para os meses de Fevereiro e Março, em que irá dar dicas concretas onde e como é possível poupar.


Além do controlo de receitas e despesas, que se aplica tanto nas finanças pessoais, como num negócio, é importante definir objectivos, aponta aquela especialista, realçando a necessidade de pensar no curto e no longo prazo.


As dificuldades geradas pela pandemia só vieram comprovar a necessidade de ter um fundo de emergência, de ter sempre um plano B, com dois cenários possíveis: um pessimista e um optimista.


Evitar as dívidas é alicerce da saúde financeira, refere Carina Meireles, o que se consegue adequando os gastos às receitas e resistindo às ofertas de crédito que não podem ser confundidas com dinheiro fácil.

Deixa o teu comentário