Braga, quarta-feira

Plataforma digital dá voz às crianças de Guimarães

Regional

07 Junho 2021

Redação

Plataforma Dar Voz à Tua Voz incentiva crianças de Guimarães a apresentarem sugestões para melhorar a cidade e a sociedade no futuro.

A Câmara Municipal de Guimarães já tem disponível a plataforma digital ‘Dar Vez à Tua Voz’, com vista à promoção do diálogo entre os alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho e o município.


A plataforma visa garantir a participação activa das crianças e jovens na construção de políticas públicas para a infância, dando cumprimento aos princípios plasmados na Convenção sobre os Direitos da Criança.


“É importante saber ouvir as crianças, quais as suas preocupações e necessidades, no sentido de implementar as melhores respostas e que vão ao encontro das mensagens que nos são transmitidas. É nesse contexto que se constrói uma cidade amiga das crianças”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança.


Paula Oliveira, vereadora da Acção Social, fez a apresentação da plataforma e frisou que pretende “envolver os mais novos a participarem de forma responsável e crítica na construção do futuro que almejam para Guimarães”.


A plataforma, que está disponível no site da autarquia (https://www.cm-guimaraes.pt/dar-vez-a-tua-voz-espaco-de-opiniao) foi lançada no Dia Mundial da Criança (1 de Junho), altura em que o autarca e vereadores estiveram à conversa com alunos de várias escolas.


Na construção das políticas públicas para a infância, foi ainda apresentada a plataforma digital do Plano de Acção Local do programa ‘Guimarães Cidade Amiga das Crianças’, que envolve cerca de 60 parceiros. A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, sublinhou que “é necessário pensar a cidade nas suas múltiplas dimensões, para e com as crianças, e de uma forma articulada e transversal”. 

Deixa o teu comentário