Braga, quinta-feira

Poesia precisa ser democratizada porque serve para tudo

Diversos

01 Dezembro 2019

Redação

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu ontem ao primeiro Pequeno Laboratório Poético. Manuella Bezerra de Melo, responsável pelo projecto, quer agora chegar às minorias sociais.

Porque a poesia “serve para tudo”, a jornalista, escritora e mestre em Teoria da Literatura, Manuella Bezerra de Melo, defende que a poesia deve ser “democratizada”. A ministrar o primeiro Pequeno Laboratório Poético, que se realizou ontem na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Manuella Bezerra de Melo quer agora chegar às minorias sociais.


Estes laboratórios poéticos surgem “com o intuito de contestar um pouco a ideia do poeta enquanto ser fantasmagórico, quase sombrio, muito iluminado e diferenciado”, justificou aquela responsável, acreditando que “todo o mundo nasce com a potência da palavra”.
 

A diferença é que na escrita, continuou Manuella Bezerra de Melo, somos moldados para desenvolver “o sentido restrito da palavra e a parte lúdica é destinada para poucos”.


Para a jornalista, escritora e mestre em Teoria da Literatura, todos precisamos de ter acesso a esse recurso.


“Não acho que a poesia não serve para nada, muito pelo contrário, acho que a poesia serve para tudo e acima de tudo para dizer as coisas invisíveis, aquilo que não somos capazes de expressar com as ciências mais comuns”, assegurou.
 

A responsável pela iniciativa, que já trabalha com vários laboratórios mais direccionados para a publicação, neste formato trabalha “o resgate da conexão à palavra e o exercício da estima poética no sentido de saber que toda a gente pode escrever e está dentro das pessoas, só precisa ser estimulado”.


Entretanto, Manuella Bezerra de Melo quer agora chegar a outros públicos. “Estou disponível para trabalhar este laboratório com mulheres, prisioneiros, refugiados, imigrantes ou até prostitutas”, desafiou aquela responsável, que tem já dois laboratórios marcados para o próximo mês de Janeiro direccionado exclusivamente para mulheres.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho