Braga, quarta-feira

Politécnico cria Horta Terapêutica

Regional

06 Julho 2021

Redação

Associação de Estudantes da ESA-IPVC cria horta no âmbito de melhorar a interação social e a coesão de grupo. Para além disso, decorre também a construção de um hotel de insectos.

Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) cria horta terapéutica para toda a comunidade escolar no âmbito do programa Eco-Escola.


O novo espaço estimula o convívio com foco na promoção da saúde, em particular no auxílio do tratamento e prevenção de doenças crónicas ou desequilíbrios emocionais, como depressão e o stress.


A horta dispõe de ervas aromáticas, legumes e flores e, no projecto, já se envolveram 45 alunos, docentes e funcionários. “Temos o cravo de estudante que é uma planta que atrai os polinizadores e é conhecida ainda por planta companheira que ajuda na agricultura biológica”, explica a coordenadora do programa.


Os alunos manifestaram vontade ter uma horta na escola e a Associação de Estudantes da ESA-IPVC também já tinha no plano de actividades a mesma intenção.


Assim, surgiu a horta terapêutica no âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), onde até agora estiveram envolvidas duas turmas no projecto.


A coordenadora do programa Eco-Escola, Gabriela Dias, destaca os benefícios ao nível da interação social e melhorias na coesão de grupos e equipas. Enalteceu ainda que o espaço está criado em camas elevadas para permitir também às pessoas com mobilidade reduzida cuidarem da horta.


Para além do novo espaço, está a ser construído um hotel de insectos que vai estar colocado junto à horta. Este compratimento terá várias secções diferentes que fornecem aos animais instalações de nidificação, principalmente durante o inverno, oferecendo-lhes abrigo ou refúgio.

Deixa o teu comentário