Braga, quarta-feira

Ponte de Lima lança concurso para requalificação de estradas por quase 350 mil euros

Regional

24 Fevereiro 2021

Lusa

A Câmara de Ponte de Lima abriu um concurso público para a requalificação de duas estradas municipais, entre Labrujó, Vilar do Monte e até Calheiros, por 349.710 euros, de acordo com anúncio hoje publicado em Diário da República.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da abertura daquele procedimento, o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes (CDS), adiantou que a obra deverá começar em maio e incidirá em cerca de cinco quilómetros de rede viária municipal, abrangendo as freguesias de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte e Calheiros.
 

O autarca destacou que a rede viária de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, "é muito extensa, cerca de 755 quilómetros", e a sua manutenção implica "um esforço significativo, em todos os mandatos, para proceder à requalificação das estradas e caminhos municipais".
 

"É um esforço financeiro do município, que no final de cada mandato corresponde a vários milhões de euros que atualmente não tem qualquer financiamento nem da administração central, nem de fundos comunitários. Essa é uma matéria que preocupa todos os autarcas porque é cada vez mais difícil manter a rede viária municipal em boas condições, do ponto de vista do tráfego e da segurança, porque é um investimento municipal significativo", especificou Victor Mendes.
 

O autarca apontou a requalificação agora lançada a concurso público como exemplo de uma "situação em que o estado mais avançado de deterioração obriga a uma intervenção".
 

"É uma reivindicação de alguns anos a esta parte das populações que ali vivem. São aldeias de montanha e, tendo em conta o estado de deterioração da estrada, era tempo de proceder à sua repavimentação e a trabalhos de drenagem de águas pluviais", disse.
 

Para Victor Mendes, "em termos globais", o estado de conservação da rede viária municipal "é bom e razoável".
 

"Temos uma ou outra situação mais preocupante. Vamos procurando fazer essa requalificação. Isto é um trabalho permanente, sobretudo quando os invernos são rigorosos, como este, do ponto de vista da precipitação. A partir de agora será altura de fazermos um balanço e ver exatamente o estado de degradação da rede viária, mas, no geral, é bastante satisfatório, eu diria até bom", referiu.
 

A intervenção lançada a concurso público pelo preço base por 349.710 euros, mais IVA, terá um prazo de execução de 28 dias.
 

A empreitada de beneficiação da Estrada Municipal (EM) 523-3, desde Labrujó a Vilar do Monte, e do Caminho Municipal (CM) 1242-1 até Calheiros, foi aprovada na última reunião camarária.
 

O projeto "visa proceder à realização de reposição de pavimentos em camada de desgaste de betão betuminoso, dotando-a de melhores condições de circulação e assim permitir um forte incremento em termos de segurança e de igual modo promover a melhoria das condições de vida dos habitantes do concelho de Ponte de Lima".

Deixa o teu comentário