Braga, segunda-feira

População de Esposende vacinada no concelho e autarquia prepara espaço

Regional

10 Fevereiro 2021

Lusa

A população de Esposende vai ser vacinada no concelho e não em Barcelos, como inicialmente estava previsto, estando a ser preparado o espaço para vacinação "no seguimento da validação da Autoridade de Saúde", adiantou hoje o presidente da autarquia.

A população de Esposende vai ser vacinada no concelho e não em Barcelos, como inicialmente estava previsto, estando a ser preparado o espaço para vacinação "no seguimento da validação da Autoridade de Saúde", adiantou hoje o presidente da autarquia.

Num texto publicado na sua página pessoal da rede social Facebook, Benjamim Pereira (PSD) refere que, "após avaliação de várias alternativas, foi entendido que de modo a proporcionar espaço suficiente para espera antes e após o ato de vacinação, assim como de capacidade estacionamento, a melhor solução é instalar o espaço na Zona Industrial, num pavilhão devidamente apetrechado" para o efeito.

"Estão assim criadas as condições. Que venha agora a vacina e que se inicie o processo de contacto com os munícipes, no qual também colaboraremos se assim se mostrar necessário, assim como mantemos disponibilidade para o transporte de quem não tiver meios próprios para se deslocar", escreve o presidente daquele município do distrito de Braga.

O processo de vacinação da população de Esposende com mais de 80 anos ou com mais de 50 com patologias foi alvo de críticas, depois de ter sido anunciada que teria de ser feita em Barcelos.

A questão levou Benjamim Pereira a acusar na sexta-feira o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III de estar a "partidarizar" ou desconhecer o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, exigindo a sua "exoneração imediata".

Benjamim Pereira disse estar "quebrada a confiança" entre o município e Fernando Ferreira, depois de este alegadamente ter sido "perentório" ao afirmar que "só poderia haver um centro de vacinação" por agrupamento de centros de saúde, obrigando a população de Esposende a deslocar-se a Barcelos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Deixa o teu comentário