Portugal com segunda maior delegação de sempre nos Europeus de pista coberta

Desporto

25 Fevereiro 2021

Lusa

Portugal vai competir nos próximos Campeonatos Europeus de atletismo em pista coberta com a segunda maior delegação de sempre, com 16 atletas, de acordo com a convocatória hoje divulgada.

Portugal vai competir nos próximos Campeonatos Europeus de atletismo em pista coberta com a segunda maior delegação de sempre, com 16 atletas, de acordo com a convocatória hoje divulgada.

A delegação para Torun, Polónia, palco destes Europeus, marcados para 05 a 07 de março, fechou com a confirmação de mínimos por parte da triplista Patrícia Mamona, segunda no 'meeting' de Madrid, na quarta-feira.

A maior participação de atletas portugueses aconteceu em 2002, em Viena, com 18 atletas, seguida por quatro edições com 13 atletas.

De fora da lista ficam Evelise Veiga, que não conseguiu confirmar mínimos no 'meeting' de Belgrado, na quarta-feira, e os velocistas Ancuiam Lopes e Delvis Santos.

Ancuiam Lopes, que fez mínimos aos 60 metros em Eaubonne, em França, no final de janeiro, não foi aos Campeonatos de Portugal e depois não conseguiu ter o 'ok' do departamento médico da FPA. Quanto a Delvis Santos, fez os mínimos também aos 60 metros apenas na segunda-feira, um dia depois da data fixada pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Em relação aos 16 nomes agora confirmados, o destaque vai para Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e Pedro Pichardo, no triplo salto, que são líderes europeus das suas especialidades.

Patrícia Mamona é a terceira melhor no triplo feminino e Francisco Belo é o 10.º do ano no lançamento do peso.

Dos 16 atletas da seleção, sete são do setor feminino e nove do masculino. Sporting e Benfica ficam com a maior 'fatia' dos selecionados, só escapando à 'onda' dos dois clubes lisboetas Mariana Machado, do Sporting de Braga, e Mauro Pereira, do Sobral da Ceira.

Duas das três grandes apostas lusas para medalhas estreiam-se em Europeus 'indoor', após se terem naturalizado: Pedro Pichardo nasceu em Cuba e Auriol Dongmo nos Camarões. De resto, a grande maioria são estreantes (11 em 16 atletas).

Com experiência em Europeus anteriores estão Patrícia Mamona (triplo), Francisco Belo (peso), Carlos Nascimento e Lorene Bazolo (60 metros) e Cátia Azevedo (400 metros).

 

Lista dos 16 atletas selecionados:

- Masculinos

Carlos Nascimento (Sporting) – 60 metros

Mauro Pereira (Sobral de Ceira) – 400 metros

Ricardo dos Santos (Benfica) - 400 metros

Isaac Nader (Benfica) – 1.500 metros

José Carlos Pinto (Benfica) - 1.500 metros

Nuno Pereira (Sporting) – 1.500 metros

Samuel Barata (Benfica) – 3.000 metros

Francisco Belo (Benfica) - lançamento do peso

Pedro Pichardo (Benfica) - triplo salto

- Femininos

Lorene Bazolo (Sporting) – 60 metros

Rosalina Santos (Sporting) – 60 metros

Cátia Azevedo (Sporting) – 400 metros

Marta Pen Freitas (Benfica) – 1 500 metros

Mariana Machado (Sporting Braga) – 3.000 metros

Auriol Dongmo (Sporting) - lançamento do peso

Patrícia Mamona (Sporting) - triplo salto

Deixa o teu comentário