Braga, quarta-feira

Póvoa de Lanhoso aplica 1.º escalão do tarifário de água a famílias

Regional

24 Fevereiro 2021

Lusa

A Câmara da Póvoa de Lanhoso vai aplicar o 1.º escalão do tarifário de água a todos os consumidores domésticos para "promover a redução de encargos" durante o confinamento devido à covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, aquela câmara do distrito de Braga lembra que "a medida também foi aplicada no âmbito do primeiro confinamento, em 2020, tendo abrangido cerca de 10617 utentes".
 

A autarquia explica que esta medida, a aplicar até 30 de junho, surge como uma "ajuda" às famílias "que estão em casa, no âmbito das novas medidas de contenção da propagação da covid-19 e do dever geral de recolhimento domiciliário e que, por esse motivo, estarão a consumir mais água".
 

No texto, a autarquia refere que as famílias da Póvoa de Lanhoso "não terão de pagar mais por esse serviço essencial, uma vez que ser-lhes-á aplicado apenas o 1.º escalão do tarifário em vigor no âmbito do Regulamento municipal de abastecimento de água e drenagem de águas residuais urbanas".


A medida, de caráter "excecional", junta-se à isenção do pagamento da tarifa fixa dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos a todos os consumidores não-domésticos, até 30 de junho.
 

"A implementação de medidas de caráter excecional procura, face à atual conjuntura, promover a redução dos encargos devidos pela prestação destes serviços essenciais, atendendo a que as medidas adotadas no âmbito do combate à pandemia da doença covid-19 implicam, paralelamente um impacto na atividade económica, um clima de incerteza, muitas vezes associado a uma perda acentuada de rendimentos nos agregados familiares", salienta a câmara.
 

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.486.116 mortos em todo o mundo desde que, no final de 2019, foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
 

Mais de 112.079.230 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço oficial de hoje

Deixa o teu comentário