Braga, sábado

Póvoa de Lanhoso: Autarquia multiplica apoios em tempo de pandemia

Regional

10 Maio 2020

Redação

Campanha de apoio ao comércio local é apenas uma das iniciativas que a Junta de Freguesia de Águas Santas e Moure está a desenvolver para dar resposta à pandemia da Covid-19.

Na Póvoa de Lanhoso, a União de Freguesias de Águas Santas e Moure está a desenvolver uma campanha de apoio ao comércio local, iniciativa que passa por colocar em cada estabelecimento um doseador de pedal de gel álcool. O presidente da Junta de Freguesia explica que a decisão teve por base a “nova realidade que os comerciantes estão a viver”.

“Findo o estado de emergência e a consequente entrada no estado de calamidade, muitos comércios locais irão reabrir as suas portas. Sabemos que esta nova realidade tem posto causa a sobrevivência das empresas uma vez que, para além da diminuição das suas receitas, muitas terão que investir de modo a conseguir as condições de segu- rança exigidas e adequadas para retomar as suas actividades”, disse Gilberto Anjos.

Outra das medidas de apoio ao comércio local passa por disponibilizar às empresas a possibilidade de realizarem gratuitamente um pequeno spot publicitário para que possam dinamizar as suas redes sociais, “privilegiando a divulgação das suas marcas, serviços e produtos”.

Por outro lado, foram colocados doseadores nas entradas das sedes de Junta de Águas Santas e Moure, na entrada de ambos os cemitérios da União de Freguesias, bem como no Moure Park, perfazendo um total de 11 doseadores de pedal para gel álcool nesta primeira fase.

Muitas tem sido as iniciativas desenvolvidas por esta União de Freguesias. No dia 15 de Março todas as famílias tinham recebido uma embalagem de álcool-gel, bem como de informação relativa aos cuidados a ter em tempo de pandemia e números de apoio.

Depois, veio a distribuição em massa de máscaras, de porta em porta. No dia 19 de abril, todas as famílias tinham sido visitadas para receberem mais este apoio.

“Tudo o que decidimos foi em função da situação que estávamos e continuamos a viver. Foi feito um investimento grande nestas campanhas porque foram custos suportados pelo nosso orçamento. Mas não tenho dúvidas que tudo o que fizemos teve por base necessidades imediatas na vida das pessoas. Elas precisavam dessas respostas”, refere o presidente da autarquia, citado em comunicado.

A União de Freguesias de Águas Santas e Moure continua a disponibilizar, nesta altura, vários serviços que têm por base necessidades básicas da população, principalmente aos mais idosos que não estão na companhia das suas famílias. Neste caso, a Junta tem um serviço de apoio na compra de bens alimentares e medicamentos. Este serviço é prestado por elementos da Junta e por voluntários que se quiseram associar a esta acção.

Outros dois apoios estão relacionados com o levantamento dos vales de pensão dos utentes e também com a já habitual ajuda no preenchimento e entrega da declaração electrónica do IRS.
Uma das iniciativas mais marcantes no período de quarentena foi transmissão da eucaristia de Páscoa nas redes sociais e também em altifalantes.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho