Braga, sexta-feira

Póvoa de Lanhoso inaugurou instalação artística alusiva à Filigrana

Regional

29 Junho 2021

Redação

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, Avelino Silva, considerou que este conjunto de duas peças, inspirado nos processos tradicionais de produção da filigrana, vem engrandecer o Parque do Pontido, um espaço que é considerado o pulmão da Vila sede de concelho e que oferece diversas possibilidades ao ar livre, como o trilho dos Moinhos do Pontido, que faz a ligação entre o Pontido e o Carvalho de Calvos.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso inaugurou a instalação artística designada "Eclusa Aluvial", da autoria de Patrícia Oliveira, que chega ao Parque do Pontido no âmbito do projeto AMAR O MINHO.


O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, Avelino Silva, considerou que este conjunto de duas peças, inspirado nos processos tradicionais de produção da filigrana, vem “engrandecer” o Parque do Pontido, um espaço que é considerado o pulmão da Vila sede de concelho e que oferece diversas possibilidades ao ar livre, como o trilho dos Moinhos do Pontido, que faz a ligação entre o Pontido e o Carvalho de Calvos.


A filigrana que é também um dos elementos identificativos do concelho Povoense, sendo que a artista Patrícia Oliveira interagiu com artesãos locais nas fases iniciais do processo de criação.


Localizada num espaço público ao ar livre, esta instalação artística é agora pertença do município da Póvoa de Lanhoso. Localiza-se no Parque do Pontido e pode ser apreciada e desfrutada pela população.


O projeto AMAR O MINHO é promovido pelo consórcio MINHO IN com coordenação artística e de comunicação da Zet gallery.


Trata-se aqui de um projeto inédito em Portugal, que cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas Comunidades Intermunicipais do Ave, Cávado e Alto Minho, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma, a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.

Deixa o teu comentário