Braga, sexta-feira

Póvoa de Lanhoso inicia elaboração de Plano Estratégico Local para o Turismo

Regional

01 Outubro 2024

Redação

Sector representa uma das actividades estruturantes do concelho. Início dos trabalhos para a elaboração do Plano Estratégico Local para o Turismo aconteceu por ocasião do Dia Mundial do Turismo.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso deu início à construção do Plano Estratégico Local para o Turismo, sector que representa uma das actividades estruturantes do concelho.

“Queremos que a Póvoa de Lanhoso seja cada vez mais reconhecida pelo seu património, pela sua história, pela sua paisa- gem, pela sua gastronomia e é com este Plano que conseguimos delinear um caminho”, sustentou o vereador do Turismo, Ricardo Alves, dando conta de que números recentes revelam que o distrito de Braga já ultrapassou os valores pré-covid.

“Estamos todos no bom caminho e queremos também colocar a Póvoa de Lanhoso nesse bom caminho”, referiu.

O lançamento dos trabalhos de preparação para a elaboração do Plano Estratégico Local para o Turismo – horizonte 2030 aconteceu no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Turismo. Na oportunidade, foi dado a conhecer o estado actual do sector no território (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). O momento contou ainda com a presença de pessoal técnico do município - a quem caberá coordenar a execução do referido instrumento de planeamento, em estreita colaboração com os agentes locais - e de representantes de empreendimentos ligados ao sector, e que, de uma forma directa e indirecta, contribuem para o desenvolvimento do concelho.

Pretende-se que este Plano seja uma construção partilhada e amplamente colaborativa e participada de modo a que se possa perspectivar o Turismo da Póvoa de Lanhoso a médio e longo prazo, a partir de uma base alargada. Os trabalhos irão englobar a realização de Mesas Redondas Temáticas e de dois Fóruns Locais Alargados, para estabelecimento da visão, para recolha de contributos e para definição de metas e de eixos. Prevê-se a apresentação pública final do documento em Setembro de 2025. Este será um documento estruturante e orientador, mas também flexível e que terá de ser revisto periodicamente.

Deixa o teu comentário