Braga, sexta-feira

Prémio valoriza escritores portugueses

Regional

03 Julho 2021

 Filipa Ribeiro Filipa Ribeiro

Parceria entre a Câmara Municipal de Braga e a Associação Portuguesa de Escritores resulta no surgimento do Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva. Prémio bianual pretende distinguir nomes maiores da literatura portuguesa.

O prémio literário intitulado ‘Vida Literária Vítor Aguiar e Silva’, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Braga e a Associação Portuguesa de Escritores, pretende promover a leitura e a escrita, distinguindo ficcionistas, poetas e ensaístas de topo.

Na cerimónia de apresentação, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, realçou que a iniciativa contribui para estreitar os laços com a APE.
“Temos utilizado esta parceria para valorizar e promover a leitura, a escrita e a cultura no seu sentido mais lato. Há quatro anos lançámos em conjunto o Grande Prémio Maria Ondina Braga e hoje temos o orgulho de apresentar este prémio, a quem associamos Vítor Aguiar e Silva, professor e ensaísta, vencedor do prémio Camões 2020”, referiu o autarca.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, esteve presente na cerimónia, mencionando que a autarquia bracarense pretende “recolocar o Prémio Vida Literária num lugar marcante do panorama cultural”.

O professor, escritor e poeta português, Vítor Aguiar e Silva, vê assim o seu nome homenagiado neste prémio que, segundo as palavras de José Manuel Mendes, “é uma figura suprema no que tem a ver com os estudos literários”.

Os candidatos ao prémio entregue de dois em dois anos, com valor de 25000 euros, desde a década de 90, serão escolhidos pelos membros do júri.

Na cerimónia marcou presença Lídia Dias, vereadora da Cultura do munícipio bracarense.

Em edições anteriores, foram distinguidos com o prémio ‘Vida Literária’ Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Óscar Lopes, José Cardoso Pires, Eugénio de Andrade, Urbano Tavares Rodrigues, Mário Cesariny de Vasconcelos, Vítor Aguiar e Silva, Maria Helena da Rocha Pereira, João Rui de Sousa, Maria Velho da Costa e Manuel Alegre.

O vencedor do prémio será brevemente anunciado.

Deixa o teu comentário