20 Setembro 2019
Dois filmes portugueses, premiados nos Prémios Sophia 2019, compõem a mostra de cinema português a decorrer na próxima semana, no Centro Galego de Artes da Imaxe - Filmoteca de Galícia, na Corunha, Espanha, informou hoje a organização.
"Raiva", de Sérgio Tréfaut, Prémio Sophia Melhor Filme de Ficção, e "Labirinto da Saudade", de Miguel Gonçalves Mendes, que estará presente no evento, vencedor do Prémio Sophia Melhor Documentário, são os dois filmes a exibir nesta mostra -- "A ilusión é perfecta: Prémios Sophia 2019" --, nos dias 24 e 25 de setembro, respetivamente.
O filme de Tréfaut adapta o romance "Seara de Vento", de Manuel da Fonseca, e "Labirinto da Saudade" propõe uma viagem pelo pensamento de Eduardo Lourenço.
Em comunicado, a Academia Portuguesa de Cinema explicou que a mostra cinematográfica resulta do primeiro intercâmbio com a Academia Galega de Audiovisual, "reforçando as relações culturais entre os dois países".
"A proximidade que nos une justifica e desafia todos os nossos esforços para um intercâmbio cultural mais intenso entre as nossas cinematografias, não só para o conhecimento e visionamento dos nossos filmes, mas também para a participação conjunta através de coproduções", afirmou o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, citado no comunicado.
No 'site' da Filmoteca, a Academia Galega do Audiovisual afirma que, com este primeiro ciclo, procura dar início a uma colaboração que aproxime "o público galego das novas manifestações da cultura portuguesa, através da sua cinematografia". "Ambas as academias representam territórios irmãos, em língua e cultura, que mantêm uma importante relação de influência mútua, enfrentando problemas comuns e criando projetos conjuntos de cooperação".
Segundo a Academia Portuguesa de Cinema, "através de um programa que espelha riqueza e diversidade, esta mostra não tem apenas como objetivo mostrar filmes portugueses, mas também dar a conhecer a linguagem própria da cinematografia nacional".
A mostra contará com a presença do presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, e da Coordenadora do Centro Cultural Português do Camões, em Vigo, Carla Amado, que apoia a iniciativa.
01 Março 2021
23 Fevereiro 2021
'Jackpot' de 210 milhões de euros no próximo concurso do Euromilhões
21 Fevereiro 2021
Escolhidas primeiras cinco canções finalistas do Festival da Canção
20 Fevereiro 2021
Design é trunfo para revitalizar olaria tradicional e cerâmica
Deixa o teu comentário