Braga, quarta-feira

Presépio Movimentado de Sequeira é sinal de resiliência e luz em ano de pandemia

Regional

28 Dezembro 2020

Redação

Em ano de pandemia, a comunidade de Sequeira vive com mais intensidade e união o espírito de Natal. As tradições natalícias não foram abaladas, como o presépio movimentado e, este ano, o apelo de colocar uma estrela como sinal de luz.

Todos os anos no Natal, algumas freguesias do concelho de Braga erguem admiráveis construções de presépios movimentados.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, os hábitos alteraram-se e a tradição também foi interrompida.

Sequeira quis manter viva a tradição e, cumprindo com todas as normas da Direcção-Geral de Saúde, ergueu o presépio movimentado junto à igreja paroquial.

Após muita ponderação, um grupo de amigos decidiu meter mãos à obra em Setembro para não quebrar a tradição em Sequeira. “O presépio nunca teve nenhum interregno”, realçou Abílio Peixoto, um dos criadores do presépio.

Carlos Araújo sublinha que “a época de Natal sempre teve um significado muito especial para a população da freguesia de Sequeira e o presépio faz parte dessa tradição. Esta é a principal razão que nos deu força e nos levou a não interromper. Parar teria sido muito pior”, apontou Carlos Araújo.

Nestas representações tradicionais, também estão associadas muitas outras actividades de vivência desta época especial do ano, quer nas comunidades onde estão inseridos como em toda a região. No presépio de Sequeira é valorizada a tradição, nomeadamente da antiga Tuna e a vivência do Advento.

De salientar que todos os anos os elementos do presépio são melhorados, outros substituídos para que não falte novidade e brilho ao presépio de Sequeira.

Para o ano, o presépio deverá estar noutro espaço pertencente à Paróquia de Sequeira para dar a continuidade a este trabalho.

Em ano de pandemia, o padre de Sequeira, Miguel Simões, apelou à população para colocar uma estrela em cada uma das suas casas e lá do alto do Monte das Caldas há uma grande estrela que ilumina o Natal.

“A estrela aponta para longe. É uma mensagem de luz e esperança para todos nós que vivemos tempos difíceis”, salientando que, apesar de todas as dificuldades que atravessamos, “a comunidade de Sequeira mostrou-se mais unida do que nunca, demonstrando uma generosidade ainda maior do que nos outros anos”.

O presépio movimentado de Sequeira está de portas abertas até ao dia 7 de Janeiro.

Deixa o teu comentário