Braga, sexta-feira

Presépio revela tradições de S. Mamede

Regional

05 Janeiro 2020

Redação

Figuras feitas por Álvaro Rodrigues dão a conhecer actividades que existiam antigamente na freguesia de Este S. Mamede, como é o caso, por exemplo, das tecedeiras. Património bracarense está representado pelo Bom Jesus e Sameiro.

Mostrar o património e as tradições de Braga e da freguesia de Este S. Mamede, foi o que motivou a construção do Presépio, que pode ser visitado, até às 17.30 horas de hoje, nas imediações da Igreja Paroquial da freguesia.

A maior parte das peças foi feita por Álvaro Rodrigues, metalúrgico de profissão, a partir de uma promessa feita a um dos netos, há mais de 10 anos.

“Eu disse em casa que ia fazer um brinquedo para um neto. Eu comecei a fazer os elevadores (do Bom Jesus) e comecei a fazer o escadórios. Até hoje não parei mais”, disse Álvaro Rodrigues.

A freguesia também está representada no Presépio, sendo que é possível ver uma réplica da Igreja Paroquial e algumas das actividades antigamente desenvolvidas na localidade.

“Como em S. Mamede (de Este) tínhamos muitas tecedeiras, fiz um tear, e pus algumas mulheres a varejar o linho, a cardar e a fiar. Também está representado um Lagar de Azeite que tínhamos aqui na freguesia, e o moinho para moer a farinha com a água do rio Este.

Este ano, a novidade vai para a estrela, que percorre uma parte do Presépio e que acende “um reflexo de luz quando entra no estábulo onde nasceu o Menino Jesus”, explicou com orgulho Álvaro Rodrigues.

O presépio permanece montado no mesmo local (a parte de baixo de uma casa situada ao lado da Igreja) durante todo o ano, sendo apenas alvo de pequenas intervenções.

“Isto está montado por módulos e sempre que há uma avaria, levanto o módulo e reparo. Por baixo têm uns motorzinhos pequenos de máquinas de lavar e de frigoríficos e é isso que faz movimentar as figuras. Eu aproveito os que estão avariados e arranjo-os para pôr aqui”, explicou Álvaro Rodrigues, que tem contado com a ajuda de um filho e de um jovem da freguesia.

O Presépio pode ser visitado dutante o ano, mediante marcação de visita.

O presidente da União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede), Manuel Carvalho. considerou que o Presépio de Este S.Mamede “tem uma dimensão muito bonita e digna de ser vista. Convidamos as pessoas a visitá-lo, porque está bem orientado e bem organizado. Tem coisas da cidade dignas de serem vistas, como é o caso do Bom Jesus e do Sameiro”.

O Presépio encerra a época de visitas no período de Natale e Passagem de ano ás 17.30 horas de hoje.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho