Braga, segunda-feira

Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez pede activação de hospitais de retaguarda

Regional

13 Abril 2020

Redação

João Manuel Esteves apela ao Governo para que transfira os utentes de lares infectados com Covid-19 para hospitais de retaguarda.

O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, apela às autoridades de saúde para que transfiram os utentes de lares infectados com Covid-19 para hospitais de retaguarda.

Instado a comentar a situação que se vive num dos lares do concelho, o Centro Paroquial e Social de Grade, o edil defendeu que se impõe que as pessoas infectadas sejam transferidas para os chamados hospitais de retaguarda. “É aí que devem estar e ser assistidas. Se não existem essas condições, se não se conseguem criar essas condições porque apesar de haver instalações não existem equipas médicas, então que sejam transferidos para o Hospital”, defende o autarca, reclamando que é preciso “tomar medidas urgentes para resolver esta situação”.

João Manuel Esteves falava em declarações à RTP sobre a situação do Lar de Grade, instituição com 36 utentes, dos quais 14 infectados com Covid-19, três dos quais internados no hospital e os restantes no lar. A instituição conta já três óbitos por Covid-19.

Neste lar de idosos foi feita a separação entre utentes infectados e não infectados, mas a situação está a tornar-se insustentável e desesperante, uma vez que de 33 funcionários, apenas sete estão ao serviço. A instituição depara-se, sobretudo, com falta de apoio médico e desespera para conseguir dar o melhor atendimento possível aos seus seniores.

A problemática da assistência nos lares de idosos que têm de receber utentes infectados torna--se cada vez mais dramática, o que leva João Manuel Esteves a alertar para a necessidade de transferir os infectados para os chamados hospitais de retaguarda que estão montados, mas a aguardar equipas para poder funcionar.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho