Braga, sexta-feira

Professores debatem desafios europeus que se colocam à Acção Educativa

Regional

01 Outubro 2024

Redação

Acção de Curta Duração organizada pela Casa do Professor decorre amanhã na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e conta com a presença do eurodeputado Paulo Cunha e do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

‘Os Desafios Europeus na Acção Educativa’ é o tema da acção de curta duração que a Casa do Professor organiza amanhã, no auditório do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. O encontro decorre entre as 14.30 horas e as 20 horas e conta com a presença do deputado ao Parlamento Europeu, Paulo Cunha.

O objectivo é sensibilizar os professores para o papel de destaque da acção educativa para facilitar os desafios prioritários da União Europeia, em particular os que estão relacionados com a transição ecológica e a transição digital.

No encontro serão também apresentadas as boas práticas recursos, ferramentas e metodologias de intervenção em contexto educativo, visando a mobilização da comunidade escolar para as mudanças a realizar na escola e na sociedade.

A sessão de abertura servirá para dar a conhecer o projecto UPSKILLS 2.0. O projecto inclui recursos pedagógicos, fóruns de discussão e informações sobre a União Europeia, que se mantêm actualizadas com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial generativa. A apresentação está a cargo do presidente da Casa do Professor, Jorge Soares.

O eurodeputado Paulo Cunha participa no ‘Talk 1’ que tem como tema ‘Os Desafios Europeus na Acção Educativa’. Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e António Moreira, pró-presidente para a Inovação Pedagógica e Projectos Educativos do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave) participam na mesma sessão.

O objectivo é reflectir sobre as práticas e modelos pedagógicos existentes, tendo em vista a criação de uma escola inclusivas.

O ‘Talk 2’ aborda a ‘ Transição Climática e Transição Digital na Acção Educativa’. Pretende-se reflectir sobre as estratégias a desenvolver, pelas escolas e pelo corpo docente, para atingir os objectivos da transição ecológica e da transição digital.

Cabe a Clara Serrano, professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, apontar as perspectivas futuras.

Na assitência são esperados cerca de 75 professores.

Deixa o teu comentário