01 Outubro 2024
Acção de Curta Duração organizada pela Casa do Professor decorre amanhã na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e conta com a presença do eurodeputado Paulo Cunha e do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.
‘Os Desafios Europeus na Acção Educativa’ é o tema da acção de curta duração que a Casa do Professor organiza amanhã, no auditório do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. O encontro decorre entre as 14.30 horas e as 20 horas e conta com a presença do deputado ao Parlamento Europeu, Paulo Cunha.
O objectivo é sensibilizar os professores para o papel de destaque da acção educativa para facilitar os desafios prioritários da União Europeia, em particular os que estão relacionados com a transição ecológica e a transição digital.
No encontro serão também apresentadas as boas práticas recursos, ferramentas e metodologias de intervenção em contexto educativo, visando a mobilização da comunidade escolar para as mudanças a realizar na escola e na sociedade.
A sessão de abertura servirá para dar a conhecer o projecto UPSKILLS 2.0. O projecto inclui recursos pedagógicos, fóruns de discussão e informações sobre a União Europeia, que se mantêm actualizadas com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial generativa. A apresentação está a cargo do presidente da Casa do Professor, Jorge Soares.
O eurodeputado Paulo Cunha participa no ‘Talk 1’ que tem como tema ‘Os Desafios Europeus na Acção Educativa’. Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e António Moreira, pró-presidente para a Inovação Pedagógica e Projectos Educativos do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave) participam na mesma sessão.
O objectivo é reflectir sobre as práticas e modelos pedagógicos existentes, tendo em vista a criação de uma escola inclusivas.
O ‘Talk 2’ aborda a ‘ Transição Climática e Transição Digital na Acção Educativa’. Pretende-se reflectir sobre as estratégias a desenvolver, pelas escolas e pelo corpo docente, para atingir os objectivos da transição ecológica e da transição digital.
Cabe a Clara Serrano, professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, apontar as perspectivas futuras.
Na assitência são esperados cerca de 75 professores.
10 Outubro 2024
Câmara dá mais um passo para concretizar parque das Sete Fontes
Deixa o teu comentário