Braga, sábado

Programa ‘Sentir Vieira’ mantém tradições e promove o concelho

Regional

11 Janeiro 2025

Miguel Viana Miguel Viana

Evento propõe 12 meses de animação como forma de atrair mais visitantes, que ficam a conhecer as tradições e a gastronomia. O Carnaval de Salamonde e o Rally de Portugal são as principais novidades.

A promoção das tradições e das potencialidades turísticas do concelho é o principal objectivo do programa ‘Sentir Vieira’, que a Câmara Municipal de Vieira do Minho realiza durante este ano. O programa foi apresentado ontem publicamente, sendo que as actividades decorrem todos os meses até Dezembro.

“Todas as actividades foram programadas com o propósito de manter as tradições e promover o concelho. É um programa direccionado para a promoção do concelho”, destacou António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

O programa tem início amanhã, com o XXXI Encontro de Reisadas e que conta com a colaboração de juntas de freguesia e associações. “Apelamos às juntas de freguesia e comunidades municipais que participem de uma forma muito activa neste evento cultural”, disse António Cardoso.

O evento principal de Fevereiro é a XVII Feira do Fumeiro, considerada uma das melhores feiras de fumeiro do país. Uma oportunidade para os visitantes provarem o fumeiro vieirense.

Uma das novidades deste ano é a integração da Recriação do Entrudo ‘Ai Artur’ da Freguesia de Salamonde no programa ‘Sentir Vieira’, por alturas do Carnaval.

A programação de Abril centra-se nas comemorações dos 51 anos da revolução dos Cravos e no Rali de Vieira do Minho.

O mês de Maio marca o regresso do ‘WRC Vodafone Rally de Portugal a Vieira do Minho.

A Agrovieira é o principal evento agendado para o mês de Junho. O evento vai contar com actividades junto à Câmara Municipal de Vieira do Minho e no Parque dos Moinhos. Inclui o Dia do Cavalo Romano.

Julho é o mês dedicado ao Ciclo do Pão, centrado na freguesia de Campos, e com a realização das Chegas de Bois.

Agosto traz o Festival de Folclore, que se estende até à Festa de Nossa Senhora da Conceição, no dia 15.

A Desfolhada Tradicional está agendada para Setembro.

A Feira da Ladra decorre no mês de Outubro para promover os produtos locais.

Novembro fica marcado pelo Mercado de Outono (antigamente designado de Marcado da Castanha).

O ano ‘encerra’ com a Apanha e Moagem da Azeitona no Lagar de Azeite de Vilarchão e a Corrida de S. Silvestre, em Dezembro.

Durante o ano decorrem também outras actividades desportivas e culturais como provas de orientação, o campeonato nacional de Motocross, provas de ciclismo e um Torneio de Futebol de Praia. O investimento no programa ronda os 500 mil euros.

Deixa o teu comentário