Braga, quinta-feira

Projecto de desenvolvimento acompanha mais de 500 pessoas

Nacional

11 Março 2021

Redação

Programa CLDS 4 G da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove acções que permitem criar emprego e enfrentar as situações de pobreza.

Mais de 500 pessoas estão a ser acompanhadas pelo projecto CLDS 4 G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras) desde Julho do ano passado. O projecto é dinamizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pretende promover a inclusão social através da empregabilidade e de acções de combate à pobreza.


Coordenado pela Engenho - Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, o projecto CLDS 4 G tem permitido sinalizar situações de vulnerabilidade social e acções de combate à pobreza em conjunto com várias instituições (comissões sociais inter-freguesias, equipas de Acção Social, o Centro de Emprego de Famalicão, empresas e entidades locais, como é o caso do Centro Qualifica de Famalicão).
 

 Em Novembro do ano passado, o projecto iniciou um serviço de atendimento descentralizado pelas freguesias do concelho, sendo que a equipa do CLDS 4G já atendeu cerca de 70 pessoas. Trata-se de um atendimento de proximidade junto dos cidadãos para que cada famalicense tenha as respostas que necessita e para que se sinta parte integrante da comunidade.


O CLDS 4G é um projecto que tem por objectivo envolver e (trans)formar territórios, vidas e pessoas, interconectando os agentes locais de forma a promover a capacitação, o desenvolvimento de atitudes e disposições para o emprego, para a iniciativa e para percursos de qualificação, capazes de consolidar maior coesão social e gerar um desenvolvimento económico inclusivo.


O plano de acção CLDS 4 G centra-se nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo e está em vigor até 31 de Maio de 2023. O investimento concelhio neste programa de acção é de 450 mil euros.

Deixa o teu comentário