Braga,

Projecto INclusive House da Cerci Braga à espera de espaço para arrendar

Regional

03 Fevereiro 2020

Redação

^A celebrar 9 anos, a CERCI Braga assume a importância do trajecto feito até aqui. Instituição tem em mãos novos projectos e repostas para as pessoas com deficiência intelectual.

Celebrados nove anos, a Cerci Braga está de ‘olhos postos’ no futuro com novos projectos e respostas para as pessoas com deficiência intelectual. “A instituição tem persistido em avançar mas continua a debater-se com obstáculos e dificuldades ao nível de arrendamento de um espaço que permita pôr em prática o projecto ‘INclusive House’”, referiu a presidente da instituição, Vera Vaz, assegurando que a implementação do projecto “vai ao encontro de uma necessidade efectiva da cidade”.

O projecto ‘INclusive House’ tem como objectivo “gerar a oportunidade para que as pessoas com deficiência possam partilhar casa e viver de forma mais independente, usufruindo sempre da retaguarda da instituição”, justificou a presidente, confirmando que a instituição “já tem identificados adultos que não têm retaguarda familiar e que inclusive encontram-se integrados em respostas totalmente desadequadas às suas necessidades”.

Por isso, a presidente tem uma certeza: “este projecto poderia fazer toda a diferença na vida destes adultos”.

A comemoração do aniversário Cerci Braga foi assinalada com um almoço que reuniu a direcção, colaboradores e clientes. “Apesar da data oficial de comemoração ser 26 Janeiro, somente na passada terça-feira houve a oportunidade da instituição reunir todos e, desta forma, celebrar a data que muito orgulha a instituição”.

O momento implicou uma celebração mais discreta num espaço que é muito querido para a instituição o Mcdonald’s de Braga. “Quisemos festejar junto daqueles que também nos apoiam ao longo do ano, sendo que a responsável, Teresa Mourão, é sempre muito sensível à nossa causa, contribuindo inclusive actualmente para a integração sócio-profissional de dois adultos que trabalham em dois estabelecimentos locais”, aplaudiu Vera Vaz, agradecendo ainda a surpresa. “Fomos surpreendidos com um donativo que será destinado para a Colónia de Férias, em Junho, que este ano se realizará na ilha de S. Miguel nos Açores”, contou a presidente. Este contributo, confessou a responsável, “será uma ajuda significativa para que Cerci Braga consiga ir para este destino turístico, local que implicará um grande investimento por parte da instituição”. Para a concretização deste sonho, a Cerci já está a preparar iniciativas de angariação de fundos que possam apoiar esta actividade.

A celebração contribuiu para que a direcção partilhasse a “importância de ter tido importantes aliados”, sublinhou a vice-presidente, Cristina Palhares.

“As famílias, os voluntários, as empresas e parceiros locais, o município, os colaboradores, entre várias outras pessoas deram-nos um apoio fundamental e que nos permite continuar a escrever a história e a trilhar novos caminhos que fazem a diferença na vida das pessoas com deficiência”, sublinhou.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho