Braga, sábado

Projectos colaborativos são decisivos para a transformação

Regional

08 Junho 2020

Redação

Conselho Consultivo para a Economia reuniu para debater o processo de transição económica. Presidente Domingos Bragança ouviu empresários sobre o plano de acção do Gabinete de Crise.

A criação de Projectos Colaborativos que envolverão grupos de empresas por áreas é uma das medidas, que está prestes a ser iniciada e que o presidente da Câmara Municipal de Guimarães entende como “decisiva para a transformação económica do tecido empresarial”. Esta foi uma das medidas anunciadas por Domingos Bragança, que reuniu o Conselho Consultivo para a Economia com o objectivo de apresentar o Plano de Acção do Gabinete de Crise e da Transição Económica e auscultar as opiniões dos empresários sobre o conjunto de acções que, no curto e no médio prazo, serão implementadas.

“Pretende-se com estes grupos colaborativos promover sinergias, cooperação e inovação, lançando caminhos de irreversibilidade que se entendem como fundamentais no processo de transformação em curso”, explicou o autarca.

Sobre este assunto, o presidente da câmara sublinhou ainda que “as empresas têm de cooperar localmente para terem escala e competirem mundialmente, pelo que a competição interna não deve ser a principal preocupação”. Afirmar, através destes projectos colaborativos, a dimensão internacional é o que se pretende para imprimir a transição económica no território.

Com uma participação de empresas expressiva, este Conselho Consultivo para a Economia “marcou uma nova era de desenvolvimento empresarial do território”, sendo a primeira de várias etapas do que virá a constituir-se como uma “prática continuada de diálogo e de interacção” entre as universidades, politécnicos, centros de investigação e desenvolvimento e empresas, esta vontade e disponibilidade foram corroboradas pelo reitor da Universidade do Minho e pela presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Entretanto, o presidente executivo do gabinete, António Cunha, apresentou o Plano de Acção do Gabinete de Crise e da Transição Económica, um plano que tem como objectivos “transformar a crise em oportunidade e ganhar o futuro, projectar e consumar a mudança e promover a transformação digital e os novos modelos de negócio”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho