Protocolo com Sapadores Florestais

Regional

25 Junho 2021

Redação

Município de Arcos de Valdevez formalizou acordos com Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima e as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro e Gavieira.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou protocolos com quatro equipas de sapadores florestais, nomeadamente com a Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima e as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro e Gavieira, no valor de 120 mil euros, para a limpeza de cerca de 40 km de estradas, duas vezes por ano.

Os referidos protocolos têm como principal objectivo a prevenção de incêndios florestais, através da realização de acções de silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de faixas de gestão de combustíveis, acções de fogo controlado, vigilância das áreas rurais, assim como acções de primeira intervenção, apoio ao combate e as subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Considerando ainda que os sapadores florestais são agentes da Protecção Civil, poderão apoiar em situações como queda de árvores, pequenos deslizamentos de terras, entre outras situações, assim como proceder ao espalhamento de sal na rede viária quando solicitado pelo Ser- viço Municipal de Protecção Civil.

As equipas de Sapadores Florestais estão integradas no Dispositivo Operacional Municipal, conforme definido no Plano Operacional Municipal (POM), parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) e procedem a acções de 1.ª intervenção, vigilância e rescaldo.

Deixa o teu comentário