Braga, sexta-feira

Prova já consolidada e aberta às novidades

Desporto

22 Novembro 2022

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Meia Maratona de Famalicão vai para a rua no próximo Domingo, com um percurso mais plano e com a introdução de uma corrida de 10 km.

A oitava edição da Meia Maratona de Famalicão acontece no próximo domingo, dia 27, pelas 9.30 horas, com partida na Av. Brasil e chegada no parque de estacionamento, junto ao Citeve, percorrendo algumas das mais belas e importantes artérias da cidade.


Este ano, o evento, para além da distância da Meia Maratona (21 km) - o percurso foi alterado e será mais plano, o que permitirá a obtenção de novos recordes -, conta ainda com uma corrida e caminhada de 10 km.
 

“Procuramos, ao fim de sete edições, olhar para aquilo que tínhamos e perceber como poderíamos melhorar. De facto, podermos tornar a prova mais rápida seria um motivo válido para ela ser cada vez mais atractiva no futuro. Torná-la mais rápida significa ter um percurso mais plano e para isso precisávamos de sair daquela parte final em Telhado e, nesse sentido, a incorporação de mais quilómetros no centro urbano vem corresponder a esta necessidade”, observou Pedro Oliveira, vereador do desporto da CM Famalicão, que aponta três motivos principais para a consolidação desta prova: organização, qualidade dos resultados e número significativo de atletas (estão confirmados cerca de 2.700 atletas, mas a organização espera ainda chegar aos três mil).


O investimento global por parte do município ronda os 30 mil euros e Pedro Oliveira revelou também que, no que toca à projectada Pista de Atletismo, chegarão boas notícias ainda antes do final deste ano de 2022.
 

Outra das novidades é a nova aplicação Runporto, que está disponível no Google Play e App Store, permitindo ao utilizador consultar todas as informações, tais como mapas e vídeos dos percursos, informação sobre os abastecimentos, WC, apoio médico, acompanhamento ao vivo da prova, placar de líderes, vídeos dos melhores momentos das edições anteriores, selfies, entre outros. A app pode ser descarregada gratuitamente e tem também disponível o serviço de Live Tracking, que permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas durante a prova. Ao pesquisar o número do dorsal ou o nome do participante, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo ao longo do percurso.


Jorge Teixeira, da Runporto (organização), anunciou que a ex-atleta Fernanda Ribeiro foi convidada para uma prova que conta ainda com participantes de Espanha, França, Rússia e Brasil, para além, claro, de Portugal.

Deixa o teu comentário