Braga, sexta-feira

PS discorda da solução para a sede da Junta de Mire de Tibães

Regional

18 Dezembro 2019

Redação

Proposta de doação da casa da família Peixoto para instalar a Junta de Freguesia de Mire de Tibães foi aprovada com 16 abstenções. PS argumentou que há sedes de junta com maiores fragilidades.

O presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, José Magalhães, explicou aos deputados municipais, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, a necessidade de reinstalar a sede da Junta, alegando questões de acessibilidade.


Os argumentos não foram acolhidos por todos e a doação da “casa da família Peixoto” foi aprovada com 16 abstenções e declaração de voto do PS.
 

A sede da Junta de Freguesia de Mire de Tibães está instalada no edifício do polidesportivo, desde 1985 e, desde aí, foi alvo de requalificação da fachada, em 2007, e de alguma manutenção por parte do executivo local.


O maior constrangimento são as escadas que impedem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. “Às vezes, no caso de pessoas idosas, somos obrigadas a fazer o atendimento no parque de estacionamento” explicou José Magalhães que deu conta que foi encontrada uma oportunidade na casa da família Peixoto e comunicada ao município.
 

O deputado do PS, Pedro Sousa, justificou a abstenção por entender que “há juntas de freguesia do concelho com maiores fragilidades do que as que apresenta a sede da Junta de Mire de Tibães”, apontando, nesta freguesia, a ampliação do cemitério como mais premente.


Pedro Sousa argumenta, ainda, que as fragilidades poderiam ser resolvidas por uma fracção do valor da aquisição do imóvel que terá ainda que ser reconstruído e adaptado, estimando um investimento total na ordem dos 350 mil euros.
 

O PSD, pela voz de João Granja, congratulou-se com a solução encontrada e que cooresponde a uma pretensão não só da Junta, mas de toda a freguesia, e justificou que “as alternativas não são muitas” e que “esta é uma boa solução para albergar os serviços da Junta e as colectividades da freguesia”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho