Braga, quarta-feira

PSP dá 'conselhos seguros' aos cidadãos através dos órgãos de comunicação locais

Regional

06 Janeiro 2021

Redação

A Polícia de Segurança Pública de Braga arranca a campanha Conselhos Seguros em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor. Os conselhos de segurança aos cidadãos vão sendo anunciados através dos meios de comunicação social locais.

“Feche sempre a porta de casa e o portão da garagem quando sair, accionando todas as fechaduras e não apenas o trinco. Se necessário, reforce as fechaduras”. Este foi o primeiro conselho dado, ontem, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga aos bracarenses, no arranque da campanha ‘Conselho Seguro’ que, todos os dias, vai sensibilizar os cidadãos através das redes sociais e da imprensa e rádio locais a adoptar comportamentos de auto-segurança.

A campanha, inserida no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da PSP, é dinamizada em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor, no seguimento do trabalho de parceria desenvolvido pelas duas entidades com vista a garantir a segurança de pessoas e bens e combater a ‘pequena criminalidade’ ou ‘criminalidade de massa’.

Jorge Magalhães, comissário da PSP de Braga, enumerou os primeiros oito ‘conselhos seguros’ que, a partir de agora, vão ser transmitidos diariamente aos cidadãos por vários canais de comunicação, de forma a que cada cidadão se torne também o seu ‘primeiro agente de segurança’. “A maior parte destes conselhos são do senso comum, mas nunca é demais relembrá-los e embora a maior parte dos cidadãos adopte as medidas preventivas, a verdade é que tem haver também uma maior responsabilização social de que cabe a todos manter a segurança”, afirmou.

Afirmações corroboradas pelo sub-intendente da PSP de Braga, Rui Pereira, analisando que à polícia não cabe, apenas, a investigação dos crimes, “mas também trabalhar no campo da prevenção dos mesmos, dando um maior sentimento de segurança às comunidades, e é isso também nesse trabalho que se insere esta parceria”.

O sub-intendente da PSP de Braga destacou, ainda, o facto de os bracarenses terem sabido cumprir as regras instituídas pelo Estado de Emergência no Natal e Ano Novo, indicando que tudo decorreu “sem incidentes”.

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, que tem trabalhado em parceria com a PSP de Braga neste ‘policiamento de proximidade’ ao cidadão, sublinhou o trabalho que a polícia tem realizado naquela que é a mais populosa freguesia do concelho, nomeadamente através da presença diária do agente Luís Pinto - considerado já pela população local como mais ‘um amigo’ que ajuda a manter a segurança nas ruas e no comércio e a fazer ‘a ponte’ com outras entidades no encaminhamento de situações. “Braga é uma cidade tranquila e boa para viver, mas que vive muito do trabalho de segurança dos agentes da PSP”.

Deixa o teu comentário