Braga, quinta-feira

PSP não recebeu pedido de autorização para vigílias do Movimento Zero nos aeroportos

Nacional

20 Janeiro 2020

Lusa

A PSP indicou hoje que não recebeu qualquer pedido de autorização para a realização de vigílias na zona dos aeroportos portugueses, um dia antes do protesto anunciado nas redes sociais pelo Movimento Zero.

O Movimento Zero (M0), um movimento social inorgânico criado em maio de 2019 por elementos da PSP e da GNR e bastante visível na última manifestação de forças de segurança em novembro, anunciou que vai realizar a partir das 10:00 de terça-feira vigílias em todos os aeroportos portugueses, num protesto que deverá estender-se por vários dias.
 

Num comunicado hoje divulgado, a Direção Nacional da PSP relembra o Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil (PNSAC), que estabelece que no interior dos aeroportos “só podem ser desenvolvidas atividades diretamente relacionadas com a prestação do serviço de transporte em aviação civil, tendo qualquer outra atividade de ser antecedida de pedido de autorização e aceitação expressa por parte das entidades competentes”.
 

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Polícia de Segurança Pública, intendente Nuno Carocha, afirmou que não foram recebidos pedidos de autorização para a realização de concentrações nas zonas dos aeroportos, nomeadamente acessos, estacionamentos e interior destas infraestruturas.
 

No comunicado, a Direção Nacional da PSP nunca se refere ao Movimento Zero, mas sim às previstas “concentrações de cidadãos junto aos aeroportos internacionais, designadamente de Lisboa, Porto e Faro”.
 

A PSP apela ainda a todos os cidadãos para que “mantenham uma conduta de irrepreensível cidadania, seguindo escrupulosamente as orientações e informações disponibilizadas pelos polícias na sua missão de segurança pública”.
 

Questionado sobre o policiamento nos aeroportos e ações de protestos dos sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR em Braga, Lisboa e Faro, o porta-voz da PSP apenas referiu que esta força de segurança vai acompanhar todas as manifestações de modo a garantir a segurança de toda a comunidade.
 

Através das redes sociais, o Movimento Zero está a apelar para a participação dos polícias e civis e a divulgar os cartazes que devem ser levados para a concentração nos aeroportos, sublinhando que “o comportamento exemplar é marca registada do M0”.
 

O M0, que organiza este protesto sem o apoio dos sindicatos, está ainda a pedir aos polícias para levarem um bem alimentar ou um brinquedo para depois serem “doados aos mais carenciados”.
 

Sete sindicatos da PSP e a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), vão organizar hoje à tarde concentrações em frente do estádio de Braga, onde vai decorrer a ‘Final Four’ da Taça da Liga em futebol, junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, e no jardim Manuel Bivar, em Faro.
 

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícias (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que o protesto “terá mais força em Braga”, onde, além da concentração, um grupo de cerca de 20 polícias vai entrar no estádio juntamente com os restantes adeptos e estender uma faixa que terá a inscrição “Polícias exigem respeito”.
 

Na concentração em Lisboa, que vai decorrer a partir das 16:00, os elementos das forças de segurança pretendem entregar no Ministério das Finanças um documento, no qual explicam as principais reivindicações e solicitam “uma vez mais" a resolução dos problemas.
 

Entre as reivindicações estão o pagamento do subsídio de risco, atualização salarial e dos suplementos remuneratórios, criação de legislação relacionada com higiene e saúde, aumento do efetivo e mais e melhor equipamento de proteção pessoal.
 

No comunicado, a PSP refere que podem “ocorrer congestionamentos ou constrangimentos” no trânsito nos locais onde vão decorrer os protestos e aconselha os cidadãos para que privilegiem a deslocação em transportes públicos e que facilitem a circulação rodoviária e a segurança de todos os cidadãos.
 

Aquela força de segurança indica ainda que, na cidade de Lisboa, a Avenida Ribeira das Naus vai estar encerrada ao trânsito a partir das 11:00 e os acessos rodoviários à Praça do Comércio vão estar condicionados a partir das 13:30.

Deixa o teu comentário