Braga, quarta-feira

Rede de proximidade é para continuar

Regional

26 Junho 2021

Redação

Foram 1133 pessoas num total de 2255 atendimentos realizados no âmbito do projecto Red May em todo o concelho de Braga. Vice-presidente do município, Sameiro Araújo, garantiu ontem que projecto vai continuar.

A rede de proximidade implementada através do projecto Red May vai continuar. O anúncio foi efectuado ontem pela vice-presidente do Município de Braga durante a sessão da ‘Jornada Técnica’, realizada no âmbito deste projecto. “Os resultados da implementação do Red May atingiram um nível tão fundamental para a população idosa que o município, apesar do financiamento comunitário ao projecto ter culminado, irá manter a rede de proximidade suportando o financiamento associado”, garantiu Sameiro Araújo.


Do trabalho desenvolvido nas freguesias do concelho no final do ano 2020 e início de 2021, mesmo assumindo as interrupções referentes aos meses de confinamento, os resultados falam por si no que concerne à necessidade dos serviços propor- cionados por esta rede”, adiantou a vice-presidente, destacando que no espaço temporal elencado foram alcançadas 1133 pessoas e realizaram-se 2255 atendimentos.
 

 “Os números validam e mostram a necessidade do investimento do Município de Braga na continuidade deste projecto de proximidade com a população do concelho”, referiu Sameiro Araújo, salientando a importância da prevenção e tratamento da saúde mental ser encarada como uma prioridade numa sociedade onde ainda carecem este tipo de apoios.
 

A rede de proximidade social e de saúde permitiu desenvolver nas freguesias do concelho acções de sensibilização e informação, visitas domiciliárias, sessões de artes plásticas e leitura para o estímulo mental das pessoas idosas. Foram prestados serviços de enfermagem, neuropsicologia e psicomotricidade.
 

 De salientar que também foi explorada a vertente digital com programas de fomento da inclusão digital.


O principal factor diferenciador do projecto foi o fácil acesso às várias especialidades. O facto dos serviços se encontrarem disponíveis através de uma rede de proximidade permitiu à população abrangida um acesso mais fluido e simples a várias respostas. Esta facilidade de contacto entre técnicos e população verificou-se imperativa na promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais idosas.

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