16 Janeiro 2023
Rede integra o gnration e é composta pelas mais prestigiadas estruturas artísticas da Europa. Encontro teve como principal intuito a avaliação e selecção dos projectos vencedores para o próximo conjunto de residências artísticas.
Braga, Cidade Criativa da UNESCO para a Media Arts, acolheu durante a passada semana um encontro da European Media Art Platform (EMAP), a Rede Europeia de Media Art, rede que tem por objectivo a promoção da criação artística e a colaboração a nível europeu no ramo da Media Art. O gnration é a única estrutura nacional que integra esta rede onde se encontram as mais prestigiadas instituições europeias que realizam trabalho neste domínio artístico.
A par do centro de cultura contemporânea de Braga, figuram também nesta rede a Ars Electronica (Áustria), Antre Peaux (França), FACT Liverpool (Reino Unido), iMAL (Bélgica), IMPAKT [Centro de Cultura Media] (Países Baixos), Instituto Kersnikova (Eslovénia), KONTEJNER | bureau de práticas de arte contemporânea (Croácia), LABoral Centro de Arte e Criação industrial (Espanha), M-Cult (Finlândia), Centro de Artes NeMe (Chipre), Onassis Ste- gi (Grécia), RIXC Centro para Nova Cultura Media (Letónia) e o Centro de Arte WRO (Polónia).
Para além da dinamização da Media Art dentro da Europa, a EMAP promove ainda um conjunto de residências destinadas a artistas europeus, residentes ou naturais, que trabalham nas áreas da arte digital, media art e bio-art.
O encontro em Braga, que juntou duas dezenas de representantes destas instituições culturais, teve também como propósito avaliar e seleccionar os projectos vencedores para o próximo conjunto de residências artísticas, cujos candidatos resultaram de uma ‘open call’ que terminou em Novembro de 2022.
Na última edição da’ open call’ levada a cabo pela rede, Marc Vilanova foi o nome seleccionado para desenvolver uma proposta artística em Braga. O artista catalão está, desta forma, por estes dias em residência artística no gnration a preparar uma instalação que será apresentada nos próximos meses em Braga e em outras cidades europeias.
Os membros da rede tiveram ainda oportunidade para conhecer de perto o trabalho do gnration, estrutura nacional que tem por missão a promoção da cultura contemporânea nos campos da música electrónica e da arte digital, e da Braga Media Arts, projecto de acção de Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts.
A European Media Art Platform é um projecto co-financiado pela União Europeia.
05 Fevereiro 2023
04 Fevereiro 2023
04 Fevereiro 2023
26 Janeiro 2023
Novo álbum de Elida Almeida "Di Lonji" é editado esta semana
20 Janeiro 2023
História da ceramista Rosa Ramalho contada em livro ilustrado
Deixa o teu comentário