31 Outubro 2024
O Hospital de Braga promoveu, ontem, dois workshops que tiveram como missão reforçar a auto-estima das mulheres que lutam contra o cancro da mama. A estilista Ana Sousa e a Perfumes & Companhia ministraram as sessões.
O Município de Vila Verde está a criar uma equipa para fazer face a situações de emergência, com a integração de elementos munidos de formação adequada e especializada para intervenções ao nível da protecção civil e acção social no território.
A “sensibilização para a prevenção e a integração de todos aqueles que lutam contra o cancro da mama” foi o propósito dos workshops promovidos ontem no Hospital de Braga. Uma sessão de automaquilhagem na doente oncológica e um workshop de turbantes assinalaram o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga.
As actividades foram desenvolvidas em parceria com a Cooperativa de Solidariedade Social e Educação, e contaram com o apoio da estilista portuguesa Ana Sousa e da Perfumes & Companhia.
Margarida Leite Esperança, enfermeira gestora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, nota que “estes dois workshops estão repletos de dicas que ajudam a melhorar a auto-estima das utentes. Este é o nosso propósito neste dia, melhorar a auto-estima e a qualidade de vida destas mulheres”. A par deste objectivo, surge a intenção de sensibilizar para a prevenção. “O Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização sobre o cancro da mama, que visa promover a prevenção e o diagnóstico precoce, nomeadamente com o auto-exame e a mamografia. Quando a doença é detectada numa fase inicial aumenta significativamente a possibilidade de cura”, alerta a enfermeira.
O workshop de automaquilhagem veio “ensinar técnicas que permitem camuflar possíveis efeitos da doença”, revelou Elisabete Anes, da Perfumes & Companhia. “Um batom, um eyeliner, uma sobrancelha podem fazer toda a diferença e contribuir para o seu processo de recuperação”, acrescentou.
Por sua vez, a estilista Ana Sousa ministrou um workshop de turbantes, mostrando que um simples pedaço de pano pode servir para muito. “A nossa missão é apoiar estas mulheres. A moda pode ser um importante aliado neste momento fazendo com que cada uma delas se sinta mais segura de si”, defendeu Ana Sousa.
19 Julho 2025
Deixa o teu comentário