Braga, quarta-feira

Ressuscitador neonatal entregue ao CHMA

Regional

20 Julho 2021

 Filipa Ribeiro Filipa Ribeiro

Câmara de Famalicão adquiriu um ressuscitador neonatal para o Centro Hospitalar do Médio Ave. Equipamento ajuda na respiração dos bebés.

O Centro Hospitalar do Médio Ave vai adquirir um ressuscitador neonatal, no valor de 15 mil euros, totalmente comparticipado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pelos empresários do concelho. O instrumento serve de auxílio à respiração cardiopulmonar dos recém-nascidos, fornecendo um suporte de oxigénio.


Na última reunião do executivo municipal do concelho, a proposta para o acordo de cooperação entre o município e o hospital foi tema, onde Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, referiu que “resulta de uma postura de interacção permanente entre a autarquia e os cuidados de saúde hospitalares no concelho, mas também com os cuidados de saúde primários”. “O município por razões legais não pode suportar o encargo superior a 50 por cento, mas conseguiu junto do meio empresarial o restante apoio, mobilizando os empresários para a necessidade desta resposta hospitalar”, salientou o autarca.
 

 Paulo Cunha lamenta esta situação, dado que “se não são os municípios a conceder estes apoios, os hospitais ficam desprovidos destes recursos. Era suposto que o Estado fosse competente e conseguisse fazer face às necessidades dos seus equipamentos, mas isso não está a acontecer”.


No entanto, o Município de Famalicão tem apoiado os serviços de saúde do concelho, declarando que é “essencial para a população que os cuidados de saúde sejam prestados com o maior profissionalismo e com as melhores condições e, por isso, nunca enjeitamos qualquer tipo de esforço e de apoio para que tal pudesse suceder”.

Deixa o teu comentário